Publicidade Continue a leitura a seguir

Estes veículos só pagam Classe 1 nas portagens se tiverem Via Verde

BMW X5
Chevrolet Captiva Seven 4X2
Chrysler Voyager
Chrysler Grand Voyager
Citroën Jumpy
Citroën Space Tourer
Citroën Evasion
Citroën C8
Dodge Journey
Fiat 179 Ulysse
Fiat Scudo
Ford Galaxy
Hyundai Trajet
Hyundai Santa Fé
Hyundai H1
Hyundai Tucson
Jaguar F-Pace
Jeep Renegade
Kia Carnival
Kia Sorento
Kia Sportage
Lancia 179 Phedra
Lancia Voyager
Lancia Grand Voyager
Range Rover Evoque
Lexus NX300h
Mercedes Vito
Mitsubishi Space Gear
Mitsubishi Outlander
Nissan Vanette
Nissan X-Trail
Peugeot 807
Peugeot Expert
Peugeot 3008
Peugeot Expert Traveller
Pontiac Trans Sport
Renault Avantime
Renault Espace
Renault Kadjar
Renault Scenic
Seat Alhambra
SSangyoung Rodius
Tata Safari
Toyota Hiace
Toyota Previa
Toyota Rav4
Vonkswagen Sharan
Volvo XC90

Publicidade Continue a leitura a seguir

Na altura da aquisição de um novo modelo, um dos pontos importantes é perceber se o veículo é taxado como Classe 1 ou Classe 2 nas portagens. Dúvidas que têm toda a razão de ser e que logicamente não são esclarecidas através de uma simples avaliação ocular.

Hoje há muitos modelos que são taxados como Classe 2 nas portagens mas, se tivermos Via Verde, passam a ser classificados como Classe 1. Confuso? Nós explicamos.

À luz do Decreto-Lei n.º 39/2005, de 17 de fevereiro, foi definido: “os veículos ligeiros de passageiros e mistos, tal como definidos no Código da Estrada, com dois eixos, peso bruto superior a 2300 kg e inferior ou igual a 3500 kg, com lotação igual ou superior a cinco lugares e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo do veículo, igual ou superior a 1,1m e inferior a 1,3m, desde que não apresentem tração às quatro rodas permanente ou inserível, pagam a tarifa de portagem relativa à classe 1 quando utilizem o sistema de pagamento automático”.

Neste sentido, e por via das dúvidas, é interessante perceber quais os veículos que se encontram abrangidos pelo ponto anterior e que, por isso, desde que com Via Verde, são taxados como Classe 1 nas portagens, quando pelo pagamento manual a cobrança é como Classe 2.

Com base na última atualização da lista disponibilizada pelo IMT, que data de 2 de maio de 2017, conheça os veículos que pagam Classe 1 desde que com Via Verde nas Portagens. Para isso basta percorrer a fotogaleria acima no artigo.

André Duarte

Nota: Há veículos que têm determinadas especificidades, como o facto de poderem ser abrangidos pela lei a partir de um determinado ano, enquanto no presente artigo apenas considerámos o modelo no geral e não os casos particulares e exceções que podem ser encontrados na lei. Para poder conferir os modelos, veja a lista integral AQUI.