Publicidade Continue a leitura a seguir

Jaguar português vai a leilão

O primeiro proprietário deste Jaguar foi Manuel Nogueira Pinto
Em 2011 foi totalmente restaurado em Portugal
Foi um dos primeiros Jaguar E-type que veio para Portugal, em 1961
O motor é um seis cilindros de 3,8 litros e 265 cv
Uma marca com muita história em Portugal
Este exemplar corria sempre com a capota colocada
No Circuito do Lordelo do Ouro, no Porto, em 1962
Outra imagem do mesmo circuito
Manuel Nogueira Pinto, em Montes Claros, Lisboa, 1963
Em Montes Claros, “Mané” Nogueira Pinto fez uma excelente prova à chuva

Publicidade Continue a leitura a seguir

O Jaguar E-type Roadster de 1961 que pertenceu a Manuel Nogueira Pinto vai ser uma das estrelas da venda que a RM Sotheby’s fará no próximo dia 27 de Maio, em Vila Erba.

A poderosa leiloeiro estima um valor entre 250 e 300 000 euros, um valor um pouco acima da média para um E S1 “flat floor”, mas que poderá mesmo ser ultrapassado, caso os coleccionadores avaliem de forma correcta a interessante história deste exemplar.

O E-Type #875807 foi adquirido por Manuel Nogueira Pinto ao agente da Jaguar no Porto, João Gaspar no dia 1 de Novembro de 1961 e foi utilizado com bastante sucesso em competição, a partir do ano seguinte, com vitórias no Circuito de Montes Claros em 1962 e 1963 e também em Angola, na prova de Grande Turismo, disputada em 1963, no circuito urbano de Luanda.

Restaurado em 2011 com grande cuidado em preservar o máximo possível de componentes originais e recuperando as suas cores originais, este exemplar ficará bem em qualquer colecção de automóveis de prestígio.

Por um lado, é uma pena ver tão interessante exemplar em vias de sair do país, por outro, fica o consolo de que será entregue a alguém disposto a pagar um justo valor e que saberá, certamente, honrar a sua história.

Os créditos da foto são da RM Sotheby’s para as imagens actuais e das Edições Vintage para as imagens históricas.