Publicidade Continue a leitura a seguir

Os 10 faróis de automóveis mais sexy do mundo

Alfa Romeo 33 Stradale Numa renhida batalha com o seu “irmão” Giulia TZ, o 33 Stradale ganhou. Derivado do Tipo 33 de competição, os faróis em forma de lágrima do Stradale são simples e elegantes, partindo directamente da grelha dianteira.
BMW 850 CSi (E31) Os anos 80 e 90 trouxeram de volta a moda dos faróis retrácteis, e vê-los em muitos automóveis é cansativo. Mas no coupé alemão BMW Série 8, estes faróis permanecem perfeitamente integrados no design da carroçaria.
Citroën SM Aproveitando o breve momento em que foi proprietária da Maserati, a Citroën montou um motor V6 no coupé SM. Para melhorar a aerodinâmica, os faróis e a matrícula foram tapados por uma superfície vidrada que ocupa toda a secção dianteira.
Ferrari Dino 246 GTS Um simples farol redondo montado no guarda-lamas reflecte de uma superfície côncava sem prejudicar a fluidez de design deste Ferrari-que-não-era-um-Ferrari.
Ford Thunderbird Embora a primeira geração do T-Bird tenha uma simplicidade clássica, a segunda geração confirmou a sua identidade desportiva dentro da gama Ford, com faróis duplos agressivos que combinavam com o potente motor Ford 7.0.
Lamborghini Murcièlago Todos os Lamborghini chamam a atenção, mas nenhum tem um desenho dos faróis que se integre tão bem na carroçaria como o Murcièlago, graças ao seu posicionamento entre os ângulos da secção dianteira, do pára-choques e do guarda-lamas.
Mazda RX-3 Os agressivos faróis duplos do RX-3 pareceriam despropositados num automóvel japonês tão pequeno, não fosse pelo segredo que só os especialistas conhecem: o potente e sonoro motor Wankel, que engana muitos incautos.
Mini Clubman Embora não tenha uma forma tão consensual como o Mini original, o Mini Clubman manteve os mesmos faróis redondos, mas ficaram melhor integrados na grelha dianteira, com um design mais sólido e com mais classe.
Porsche 911 Nenhuma automóvel tem uma identidade tão próxima ao desenho dos seus faróis como o Porsche 911. Não parecem fazer parte da carroçaria, mas o design funciona e nunca ninguém copiou este estilo com o mesmo sucesso.
Saab Sonett III Com formas invulgares quando comparado com outros modelos da Saab, o Sonett III foi também um dos primeiros automóveis europeus a contar com faróis retrácteis, que se escondiam dentro do capô, e contribuíam para o seu design fluído.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Os faróis não servem apenas para iluminar a estrada à nossa frente. Também são a “cara” de automóvel, uma parte importante da sua identificação, e, como tal, uma extensão da nossa própria identidade.

Escolhemos alguns dos modelos em que os faróis são uma componente importante de uma personalidade que transcende a função e que abarca estilos diferentes de várias décadas e a indústria de vários pontos do planeta.