Publicidade Continue a leitura a seguir

Vai a leilão um dos melhores exemplares da primeira geração do Volkswagen Golf GTI

Publicidade Continue a leitura a seguir

O Volkswagen Golf GTI é um automóvel icónico, que marcou uma época e criou um segmento, onde era referência e todos os fabricantes o queriam combater. Foi lançado em 1976, mas só em 1979 é que começaram a ser produzidos exemplares com volante à direita, até aí os modelos vendidos no Reino Unido tinham volante do lado esquerdo. O motor que equipou estes primeiros modelos é de 1,6 litros com injecção Bosch K-Jetronic, produzindo 110 cv, o que era bastante bom para o peso de apenas 840 kg.

O exemplar deste artigo pertence à primeira série do Volkswagen Golf GTI e está numa condição irrepreensível, tendo menos de 17.000 milhas, cerca de 27.000 km. Foi um dos primeiros Golf GTI no Reino Unido com volante à direita e, durante a sua vida, teve três proprietários. Foi produzido na fábrica de Wolfsburg a 18 de Junho de 1979 e adquirido pelo seu primeiro proprietário em Setembro do mesmo ano à Kennings Shrewsbury Motors, sem nunca ter sido submetido a qualquer restauro.

Está pintado na cor preto Schwarz L041, com os bancos em preto e cinza. Por ser da primeira série, tem os farolins pequenos, tampão de combustível sem fechadura, volante de três raios Wolfsburg, tem ainda as palas originais, cintos Toric T-76 e moca da alavanca da caixa em forma de bola de golfe. Para além de tudo, está equipado com a caixa de quatro velocidades, que só esteve à venda durante três meses no mercado britânico, antes de ser substituída pela caixa de cinco velocidades. Tal como os primeiros exemplares, este não tem tecto de abrir, farol de nevoeiro traseiro, rádio nem espelho retrovisor do lado do passageiro.

Este mesmo exemplar, com a matrícula ENT 847V ficou na história do modelo, que até a fabricante britânica de miniaturas Corgi Vanguards recriou uma réplica exacta deste automóvel à escala 1/43. Além disso, participou em vários artigos de revistas especializadas e programas de televisão, como por exemplo o Clarkson’s Car Years, em Junho de 2000.

Em 2015 fez uma grande revisão, onde levou amortecedores, travões, tubos de combustível, tudo novo, para garantir segurança. Para além disso, o motor foi retirado para ser limpo e revisto e a caixa de velocidades foi reconstruída.

O The Market vai ter disponível este Volkswagen Golf GTI de 1979, com o chassis número 1793609609, em leilão durante uma semana, a partir do dia 19 e até 25 de Março, com um preço estimado de venda, entre as 31.000 e as 42.000 libras, qualquer coisa como 35.800 a 48.500 euros. O automóvel faz-se acompanhar de toda a documentação original, assim como os livros da marca, e até um exemplar da miniatura da Vanguards, além do certificado da Volkswagen Historic Vehicle.