Publicidade Continue a leitura a seguir

Como a Suzuki reduz o ruído dos automóveis e das fábricas

Nos automóveis Diminuir o ruído começa no motor. O primeiro passo é um desenho otimizado para reduzir os níveis de ruído e vibração, utilizando correias de transmissão ao invés de correntes.
A próxima fase é a utilização de componentes de alta qualidade, desde a cambota, do volante de motor, da construção rígida do bloco de cilindros e do cárter e dos próprios suportes que unem o motor à carroçaria.
O sistema de escape, uma das principais fontes de ruído, é desenhado com sub-câmaras e silenciadores que abafam os barulhos. Materiais de isolamento de ruído são também utilizados, como isoladores de protetores térmicos que reduzem as vibrações.
Os componentes de admissão de ar, os alternadores, as bombas e o sistema de transmissão são cuidadosamente projetados para maximizar o isolamento acústico.
Segue-se o forro de vários painéis entre os quais a parte interior do capô, o compartimento de motor, os arcos de rodas e as portas. Os pneus são escolhidos também de acordo com o barulho de rolamento e o apuramento aerodinâmico procura igualmente minimizar o barulho em circulação.
Nas fábricas As instalações da Suzuki obedecem às leis japonesas, que aplicam regulamentos em matéria de poluição sonora. Nas fábricas da marca, a Suzuki procura ao máximo reduzir o nível acústico, trabalhando nas próprias fontes de ruído.
São feitos controlos regularmente e análise para monitorizar os níveis de ruído, evitando qualquer excesso. Por exemplo, a fábrica de Takatsuka registou um máximo de 53,7 decibéis entre as 6 e 07h00 (os regulamentos no Japão exigem não sejam excedidos os 65 dB); e de 55,6 dB entre 22:00 e 23:00 horas (o regulamento não permite exceder 60 dB).

Publicidade Continue a leitura a seguir

O impacto no meio ambiente é uma preocupação da Suzuki em todas as vertentes. E a poluição sonora é uma delas. Saiba como a marca reduz o ruído dos seus automóveis e das suas fábricas.

O ruído produzido pelos automóveis é normalmente estudado pelos fabricantes, de forma a tornar as viagens a bordo mais agradáveis. Isto envolve o desenvolvimento de componentes destinados a absorver, a isolar e reduzir barulhos incomodativos. Esta preocupação, no entanto, é um tema muito considerado pela Suzuki, que procura “lutar contra o ruído” dos seus automóveis mas também das suas fábricas. Saiba como a marca japonesa procura minimizar os ruídos decorrentes das suas atividades.

Leia também: Leopardo fechou fábrica da Suzuki