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WRC confirma híbridos para 2022

RECCE etapa 1, Lousã e Arganil durante o Vodafone Rally de Portugal 2019, de 30 de Maio a 2 de Junho - Foto: Paulo Maria / ACP
durante o Vodafone Rally de Portugal 2019, de 30 de Maio a 2 de Junho - Foto Paulo Maria / ACP
Ceremonial Start, Coimbra, durante o Vodafone Rally de Portugal 2019, de 30 de Maio a 2 de Junho - Foto Paulo Maria / ACP
Ceremonial Start, Coimbra, durante o Vodafone Rally de Portugal 2019, de 30 de Maio a 2 de Junho - Foto Paulo Maria / ACP
durante o Vodafone Rally de Portugal 2019, de 30 de Maio a 2 de Junho - Foto: João da Franca / ACP
Ceremonial Start, Coimbra, durante o Vodafone Rally de Portugal 2019, de 30 de Maio a 2 de Junho - Foto Paulo Maria / ACP
durante o Vodafone Rally de Portugal 2019, de 30 de Maio a 2 de Junho - Foto Paulo Maria / ACP
durante o Vodafone Rally de Portugal 2019, de 30 de Maio a 2 de Junho - Foto Paulo Maria / ACP
10 LATVALA jari-matti (FIN), ANTTILA miikka(FIN), TOYOTA YARIS WRC, TOYOTA GAZOO RACING WRT, action durante o Vodafone Rally de Portugal 2019, de 30 de Maio a 2 de Junho - Foto Paulo Maria / ACP
63 SALVI diogo (PRT), BABO paulo (PRT), SKODA FABIA R5, action durante o Vodafone Rally de Portugal 2019, de 30 de Maio a 2 de Junho - Foto Paulo Maria / ACP
GILSOUL nicolas (BEL), HYUNDAI I20 COUPE WRC, HYUNDAI SHELL MOBIS WORLD RALLY TEAM, portrait, NEUVILLE thierry (BEL), HYUNDAI I20 COUPE WRC, HYUNDAI SHELL MOBIS WORLD RALLY TEAM, portrait, JARVEOJA martin (EST), TOYOTA YARIS WRC, TOYOTA GAZOO RACING WRT, portrait, OGIER sebastien (FRA), CITROEN C3, WRC CITROEN TOTAL WRT, portrait, INGRASSIA julien (FRA), CITROEN C3, WRC CITROEN TOTAL WRT, portrait,TANAK ott (EST), TOYOTA YARIS WRC, TOYOTA GAZOO RACING WRT, portrait, Powerstage, durante o Vodafone Rally de Portugal 2019, de 30 de Maio a 2 de Junho - Foto Paulo Maria / ACP
JARVEOJA martin (EST), TOYOTA YARIS WRC, TOYOTA GAZOO RACING WRT, portrait, TANAK ott (EST), TOYOTA YARIS WRC, TOYOTA GAZOO RACING WRT, portrait, Powerstage, durante o Vodafone Rally de Portugal 2019, de 30 de Maio a 2 de Junho - Foto Paulo Maria / ACP

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Será já daqui a duas temporadas que as regras do WRC vão mudar, introduzindo os veículos híbridos nas suas provas.

O Campeonato Mundial de Rallyes (WRC) irá abrir portas à revolução dos carros electrificados no espaço de apenas duas temporadas. O período de introdução destes sistemas, a que a organização apelidou de ‘sistemas híbridos suplementares’, irá compreender as temporadas de 2022 a 2025 e representa o próximo ciclo de regras de homologação dos WRC. Após esta fase de transição, a organização deverá incluir a entrada de outros sistemas eléctricos na competição, dando maior liberdade aos construtores.

De acordo com a organização do WRC, os sistemas híbridos serão utilizados nas ligações entre provas, para garantir emissões 0 durante a circulação em cidade, e ainda na obtenção de potência extra para alguns momentos das especiais. Uma das vantagens da tecnologia híbrida nesta competição é que caso de uma avaria no motor térmico, o carro pode utilizar o propulsor eléctrico para voltar às ‘boxes’ e desta forma evitar uma desqualificação. Ou, pelo menos, para poder parar o carro num lugar seguro do troço, prejudicando menos os pilotos que seguem logo atrás. Outros regulamentos preveem o congelamento de fundos ao desenvolvimento entre 2022 e 2024, e o possível regresso aos carros de maiores dimensões em detrimento dos compactos que hoje em dia vemos no WRC.