Publicidade Continue a leitura a seguir

Arma anti-drone está pronta para ser usada contra drones assassinos

Publicidade Continue a leitura a seguir

Começou a cara ao drone invasor, com uma espingarda criada especialmente para lidar com potenciais “ameaças” vindas destes aparelhos. Chama-se DroneGun e foi criada pela DroneShield, uma empresa australiana especializada em segurança, que quis criar algo para lidar especificamente com as novas situações perigosas que um drone pode criar.

A arma tem um funcionamento bastante simples. A DroneGun não dispara balas nem qualquer tipo de projétil, apenas emite ondas de rádio. Basta apontá-la a qualquer drone invasor, bloqueando o sinal de rádio de origem bem como a localização GPS. Os drones modernos estão programados para pouparem sozinhos quando perdem ambos os sinais. A DroneGun pesa 6 kg e pode ser operada apenas por uma pessoa, tendo um raio de alcance de 2 km.

A DroneGun foi desenvolvida essencialmente para utilização militar ou policial, podendo ser usada contra drones suspeitos de serem utilizados em atividades terroristas, ou que estejam a carregar explosivos. Mas a aplicação pode ser mais ampla, e em Portugal poderiam ser usados contra os drones que às vezes são vistos a entrar no espaço aéreo dos aeroportos.