Publicidade Continue a leitura a seguir

O próximo avião espacial vai usar eletricidade

Publicidade Continue a leitura a seguir

Uma forma mais eficiente de levar um avião ao limite da atmosfera terrestre poderá estar já ao virar da esquina. Os motores a jato têm limitações no que diz respeito à quantidade de combustível necessária para atingir a velocidade de escape. Mas a eletricidade vai fornecer a resposta para criar um novo tipo de motor, que será muito mais potente e menos “explosivo” quando é ativado.

Este projeto usa plasma como forma de propulsão. Em vez de usar um derivado de petróleo, eletricidade é usada para excitar um gás, aumentando a pressão, e transformando o gás em plasma denso, um estado de matéria ionizada. A propulsão é feita de um modo semelhante a um jato normal. E a criação de um motor viável deste género está a ser feita na Alemanha.

O responsável é Berkant Göksel, professor de engenharia biónica na Universidade Técnica de Berlim e fundador das empresas gémeas Future Workshop e Electrofluidsystems. Göksel explicou que “somos os primeiros a produzir um jato de plasma funcional à superfície da Terra, atingindo velocidades de 20 km/s. Queremos desenvolver um sistema que vai poder atingir altitudes de 30 km/h, onde motores a jato normais não podem ir”.