Publicidade Continue a leitura a seguir

Que cuidados devo ter com a bateria do carro elétrico?

Não carregue a bateria a 100% Pode parecer contra-natura, mas a melhor maneira de preservar a capacidade máxima da bateria é nunca carregá-la até ao máximo. Ao deixar a bateria a carregar em casa durante a noite, pode desligar o carro da tomada pouco depois desta ultrapassar os 80 por cento.
Não deixe a bateria ficar sem carga Tal como nunca deve tê-la totalmente cheia, também nunca deve deixar descarregá-la completamente. Isto acelera a degradação da carga máxima da bateria e reduz a sua vida útil.
Carregue sempre que tiver oportunidade Mesmo que tenha feito uma viagem curta, se vai ficar parado durante algum tempo, aproveite para carregar. Isto ajuda a manter os componentes à temperatura ideal, pois perdem carga mais depressa quando fica mais frio.
Evite estações de carregamento rápido Com carregamento rápido, a bateria pode atingir os 80 por cento de carga em apenas 20 minutos. Embora pareça prático, as marcas de automóveis recomendam que não o faça com muita frequência.

Publicidade Continue a leitura a seguir

À medida que os automobilistas vão deixando os motores de combustão para trás e comprando carros movidos a energia elétrica, começam as perguntas, sendo que uma das mais frequentes é “como é que se faz a manutenção?”. Felizmente, os motores elétricos não precisam de manutenção do mesmo modo que os motores a gasolina, mas isso não significa que não inspiram cuidados.

As baterias recarregáveis estão mais avançadas que nunca, mas eventualmente vão ter dificuldades em chegar à carga máxima, e a sua utilidade vai ficando reduzida com o passar dos anos. Felizmente, existem alguns truques que o ajudam a manter a bateria, se não como nova, pelo menos perto o suficiente disso, para lhe garantir vários anos de utilização sem precisar de uma bateria nova.