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Descubra o que querem dizer os sinais do painel de instrumentos

Combustível: Este símbolo é quase universal e indica que precisa de abastecer o mais depressa possível, uma vez que está na reserva.
Refrigeração: Este pode não ser bom sinal. Líquido em falta ou a mais ou depósito respetivo. Pare imediatamente o veículo e deixe arrefecer o motor. Verifique o nível quando arrefecer - nunca o faça com o motor quente.
Óleo: Dois indicadores - se acender a luz vermelha, pare de imediato o veículo sob pena de danificar o motor. Se surgir com tonalidade amarela, pode apenas estar abaixo do valor mínimo recomendado pelo fabricante.
Travões: Se aparecer em andamento, pode significar que há um problema com o sistema de travagem, como fluído insuficiente.
Airbag: Unidade defeituosa ou sistema do banco do passageiro desativado.
Controlo de estabilidade: O nome varia consoante a marca, mas o controlo eletrónico de estabilidade é banal hoje em dia e... essencial. Se piscar durante alguns momentos depois de uma curva é sinal de entrou em ação.
Se aparecer com a indicação OFF é porque está desativado. Se apenas surgir o 'boneco' sem a expressão OFF, pode ser um problema.
Travão de parque: Pode querer dizer que está desativado, mas também que as pastilhas podem estar desgastadas, por exemplo.
Pneus: Pressão dos pneus baixa. Verifique o ar dos pneus a frio.
ABS: Surgiu um problema com a unidade de ABS do veículo. Deverá proceder à sua reparação o mais depressa possível.
Assistente de manutenção de faixa: A amarelo a indicação de que o sistema está operacional, mas não ativo (por ex., por falta de marcações na estrada), enquanto a verde a indicação de que está ativo e em funcionamento.
Luzes de máximos: Sem grandes surpresas, este símbolo refere-se à iluminação de luzes de máximos, sendo que o primeiro, com o 'A', quer dizer que é um sistema automático que deteta os outros utilizadores da estrada, adaptado a iluminação às condições de tráfego.
Direção assistida: Problemas com o sistema de direção assistida. Deve parar o veículo, desligá-lo e voltar a ligar o motor para uma curta viagem, mas se a luz não se apagar deve mesmo recorrer a um especialista o mais depressa possível.
Bateria: A vermelho, a indicação de que a bateria de 12V não está a carregar. Se a luz do óleo também surgir acesa, desligue imediatamente o motor sob risco de danos sérios. A amarelo, a indicação de que a bateria de 12V está baixa na sua carga. Carregue-a conduzindo.
Transmissão (caixa auto): Sobreaquecimento da transmissão. Pode continuar a conduzir, mas com precaução. Se aparecer um símbolo a vermelho, pare o motor de imediato.
AdBlue: Nível do líquido AdBlue insuficiente ou inexistente. O motor poderá não ligar.
Falha no sistema elétrico, pelo que deve parar de imediato a sua viagem e consultar uma oficina especializada.
Filtro de partículas entupido: Limpe-o através de uma viagem de 15 ou 20 minutos nas seguintes condições: percurso em quarta ou quinta velocidade (em D/S com caixa auto), conduzir acima dos 70 km/h e numa faixa de rotações entre as 1800 e as 2500 rpm.
Assistente de distância para o veículo da frente. Mantenha uma distância segura para o veículo precedente.
Falha na unidade de controlo eletrónica. Pode prosseguir com cautela (até porque o sistema pode limitar a potência disponível), mas deve visitar uma oficina assim que possível.
Assistente de ângulo morto: Sistema de ajuda a objetos no ângulo morto inacessível.
Falha no sistema de arranque sem chave ou chave ausente do interior do veículo.
Falha no sistema de controlo do motor. Se a luz estiver intermitente, pode continuar a conduzir pelo tempo necessário com o veículo em modo de segurança; se a luz estiver acesa em permanente, pode haver uma falha nas velas.
Mensagens de alerta. A vermelho, um alerta grave.
Motor: Problema com o motor ou falha no sistema de tratamento de gases.
Sistema start/stop: no primeiro caso, a indicação de que o sistema não está disponível naquele momento. No segundo, a indicação de que está ativo.
Sistema de assistente de velocidade em descida. No primeiro caso, indicação da sua ativação e no segundo a de que está em funcionamento.
Temperatura: indicação de que a temperatura exterior é muito baixa, pelo que deve adaptar a sua condução às condições.
Sistema de alerta de cansaço do condutor. Deve efetuar uma pausa na condução.
Cruise control: A vermelho, a indicação de que o sistema está inacessível (desligue o carro e volte a ligar o motor). No segundo caso, o sistema está ativo. Existem variações a verde que também apontam para a sua ativação.
Cinto de segurança não colocado.

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Os carros atuais estão cada vez mais complexos, apresentando uma grande variedade de sistemas e tecnologias que têm por missão ajudar o condutor na sua tarefa ao volante. A sua forma de comunicação com o condutor é através de luzes e sinais dispostos no painel de instrumentos. Mas será que sabe o que é que cada um deles significa?

Lembra-se do tempo em que podia confiar no seu instinto – sobretudo, no ouvido – para descobrir que algo estava errado com o seu automóvel? Hoje, essa necessidade é cada vez menos óbvia, uma vez que os veículos estão repletos de sinais e de símbolos indicadores de alertas, avisos e informações. Os motores modernos podem ajudar o condutor ao alertarem para possíveis problemas mesmo antes de se tornarem graves entraves à mobilidade.

Este artigo foi pensado para o ajudar a decifrar as dezenas de luzes e símbolos que estão à sua frente no painel de instrumentos. A grande maioria dos sinais que aqui apresentamos são comuns a muitos modelos e marcas, embora possam diferir nas designações.