Publicidade Continue a leitura a seguir

Encontrei um acidente na estrada. E agora?

Passo 1: Garanta a sua segurança antes de ajudar outra pessoa. Encoste o seu carro à berma, ligue os quatro piscas, coloque o triângulo na estrada para avisar outros carros e vista o colete refletor.
Passo 2: Mantenha a calma e faça uma chamada para o 112. Descreva calmamente o sucedido, para poder dar o máximo de informações aos serviços de emergência, de modo a que estes possam operar com máxima eficiência, e dê a sua localização exata.
Passo 3: Se possível, preste assistência imediatamente à vítima de acidente. Em primeiro lugar, se a pessoa acidentada estiver consciente, o mais importante é não movê-lo, mas deve permanecer com ela e assegurá-la de que a ajuda vem a caminho. Se estiver inconsciente deverá tentar reanimá-la, mas sem a mover. Se tiver treinamento em primeiros socorros, dependendo dos casos, poderá ter que fazer uma massagem cardíaca, ou fazer um torniquete para estancar hemorragias.
Passo 4: Quando os serviços de emergência chegarem, e mesmo que saiba primeiros socorros, afaste-se e deixe os profissionais trabalharem. Desimpeça também a via para permitir que estes possam deixar a cena do ocorrido com celeridade. Depois, arrume os seus objetos e prossiga a sua viagem.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Qualquer viagem de automóvel tem perigos escondidos, e muitas estradas são traiçoeiras para quem não as conhece bem. Pior ainda, algumas dessas estradas mais traiçoeiras têm pouco tráfego e uma pessoa que sofra um acidente, como um despiste, pode necessitar de auxílio e ficar vários minutos à espera que passe qualquer ajuda. Por isso, a sua intervenção é importante. Veja o que pode fazer caso tenha de parar para ajudar uma vítima de acidente.