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Quais as vantagens das caixas automáticas?

Caixa de velocidades manual: O tipo mais comum nas nossas estradas, a típica caixa com comando H necessita de um pedal da embraiagem para trocar de mudança. Vantagens: Melhor controlo do uso da potência da motor, consumos reduzidos. Desvantagens: Desgaste progressivo da embraiagem, necessidade de tirar mão direita do volante.
Manual automatizada/robotizada: Mecanicamente, é uma caixa manual, mas o pedal da embraiagem desaparece, substituído por uma embraiagem eletrónica, enquanto o comando da caixa passa a ser sequencial, em vez de em H. Pode ser encontrada em carros como o Peugeot 108, mas também em desportivos como o Ferrari 355 F1, onde era atuada através de patilhas no volante. Vantagens: Função automática com custo reduzido, fisicamente menos cansativo. Desvantagens: Troca de mudança demasiado lenta.
Caixa automática tradicional: Antes um pesadelo para controlar, a caixa automática evoluiu bastante graças à eletrónica, ficando mais suave, crescendo de três ou quatro para oito velocidades. Muitas caixas automáticas têm modo manual selecionável, mas são melhores para quem não quer perder tempo com a embraiagem. Vantagens: Facilidade de aprendizagem e utilização. Desvantagens: Preço alto, consumos mais elevados.
Caixa de variação contínua (CVT): Nesta transmissão automática, a construção da caixa permite manter, teoricamente, o motor sempre na rotação ideal, tornando o uso do carro mais eficiente. Muitas marcas japonesas preferem este sistema de caixa automática. Algumas têm mudanças pré-selecionadas para uso manual. Vantagens: Melhor consumo que uma automática normal. Desvantagens: Recuperações lentas, maior consumo de óleo.
Caixa de dupla embraiagem: Fácil e divertida de usar tanto em modo manual como automático. Um controlo eletrónico permite pré-selecionar a mudança seguinte, pelo que nunca fica e ponto morto. O Grupo VW, a Renault e a Hyundai usam este sistema, também disponível com patilhas no volante. Vantagens: Troca rápida de mudanças, baixo consumo. Desvantagens: Menos eficaz a travar com o motor em modo automático.

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Há cada vez mais pessoas a optar por caixas automáticas. Vencido o velho preconceito de que as caixas automáticas são lentas ou de que o condutor gosta de ser ele a meter as mudanças, há uma série de caixas de velocidades, de vários tipos, todas com vantagens e desvantagens. Mas em comum todas partilham de um valor intrínseco, permitem maior eficiência nos consumos e oferecem maior conforto de utilização, especialmente no pára-arranca do trânsito da cidade. Aqui explicamos cinco tipos básicos de caixas de velocidades, e quais são as vantagens e desvantagens de cada uma.