Publicidade Continue a leitura a seguir

O que significam as luzes no painel por trás do volante?

Este é fácil, provavelmente vê-lo todos os dias e não se assusta. Significa que se esqueceu de fechar uma porta. Encoste e verifique que fechou todas as portas, incluindo a bagageira.
Este também não é uma situação de perigo imediato, mas se o ignorar, pode tornar-se numa. Significa que uma das pessoas não está com o cinto posto. Toda a gente coloque o cinto, até porque o aviso sonoro fica cada vez mais agudo.
A partir daqui, entramos na área de algo que pode estar errado com o carro. Esta luz costuma ligar-se quando dá à ignição de um motor Diesel. Se permanecer ligada muito tempo, o motor tem problemas em aquecer e pode prejudicar a queima de combustível.
Geralmente, esta luz liga-se quando o controlo de tração tenta recuperar o controlo do carro, mas se permanecer ligada, é porque tem um problema, e pode perder o controlo numa zona com pouca aderência.
Se esta luz permanecer ligada, os pneus não estão à pressão recomendada. Coloque os pneus na pressão ideal na estação de combustível mais próxima, se não o fizer o pneu poderá desgastar-se mais depressa e os consumos saem prejudicados.
Se esta luz se ligou, é porque está a necessitar de reabastecer. O carro não fica sem combustível imediatamente, é claro, mas não deixe passar muitos quilómetros antes da próxima paragem na bomba.
Quando esta se luz liga, é porque o motor está a sobreaquecer, geralmente por falta de água no radiador. Verifique o nível da água, e se a luz continuar ligada, pare o carro pois o motor poderá ficar seriamente danificado.
Se esta luz se ligar, a bateria tem dificuldade em carregar o sistema elétrico do carro, incluindo o rádio, o ar condicionado e a iluminação. Significa que está na altura de trocar a bateria do carro.
Se esta luz se ligar, significa que os travões estão com problemas. Dirija-se ao mecânico, pois pode necessitar de trocar as pastilhas ou o liquido do sistema hidráulico. Se não o fizer, pode causar um acidente grave.
Esta luz significa que tem falta de óleo para o motor. Coloque óleo no reservatório o mais depressa possível, pois não tem líquido lubrificante e arrisca-se a causar uma grave avaria no motor.
Esta luz significa que o motor não está a funcionar corretamente, ficando em modo de segurança. Não lhe vai ser possível descobrir o problema, por isso dirija-se ao mecânico o mais depressa possível.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Alguma vez olhou para aquelas luzes que ficam no painel de instrumentos, por trás do volante? Algumas delas ficam vermelhas quando o carro é ligado, mas depois fica tudo bem. Até que de repente uma liga-se quando está em andamento, e não sabe porquê. Não faz mal, explicamos aqui quais são aquelas a que deve tomar mais cuidado. É só desfilar pela galeria de imagens.