Publicidade Continue a leitura a seguir

Vento forte: Reduza os riscos ao volante

Atenção reforçada: Os indicadores de vento forte nas autoestradas e vias rápidas existem para mostrar a intensidade e a direção do vento. Prestar atenção aos mesmos indicadores revela ajuda a estar prevenido perante rajadas mais portes que possam empurrar o veículo para outra faixa. É essencial estar atento à estrada e ter maior firmeza ao segurar o volante. Além disso, permite uma maior rapidez de reações caso surja algum elemento estranho na estrada, como um ramo de árvore ou objeto arrastado pelo vento.
Velocidade reduzida: Outro conselho válido é reduzir a velocidade. Andar mais rápido do que o vento não faz grande sentido, pelo que é mais prudente adotar uma velocidade constante não muito elevada quando circula em autoestrada. Note que, em velocidades mais altas, a necessidade de corrigir a direção caso seja empurrado pelo vento de forma lateral pode obrigar a nova correção e, com isso, desfazer o equilíbrio geral e fazer um efeito de chicote, sobretudo se o seu carro for mais antigo e/ou mais alto.
Curvar com cautela: As rajadas fortes tendem a reduzir a aderência ao interferirem na fricção entre os pneus e o asfalto. Em curva, a situação adensa-se, podendo fazer o carro sair da sua trajetória delineada, sobretudo quando a velocidade é mais alta. Lembre-se que ao curvar a dinâmica de variação de pesos entra em ação, podendo ser influenciada pelo vento, pela chuva e por elementos próprios do veículo como a suspensão e os pneus. A carroçaria demasiado inclinada pode ajudar a sair da faixa de rodagem, fugir de traseira e causar acidentes. Além disso, ao curvar de forma estável, com velocidade reduzida e com as duas mãos no volante, pode também estar mais atento a eventuais obstáculos caídos na via. Conduzir junto às marginais exige também alguma atenção devido à rebentação das ondas, as quais podem invadir a estrada e causar momentos mais complicados.
Estacionamento: Deixar o seu carro junto a árvores ou objetos altos com pouca estabilidade pode ser perigoso para o seu veículo, já que rajadas de vento mais fortes podem levar à queda de ramos ou até mesmo de árvores inteiras, causando prejuízos materiais severos.
Cuidado com motociclistas e ciclistas: São dois dos elementos mais expostos da via, podendo ambos ser muito afetados por situações de vento extremo. Neste caso, tenha em conta que uma rajada mais forte pode colocar uma moto no seu caminho, o mesmo se aplicando às bicicletas. Seja como for, nas ultrapassagens, dê-lhes ainda mais espaço.
Perigo em altura: Naturalmente, quanto maior uma superfície, maior é a área que é influenciada pelo vento. Ou seja, um camião com o seu atrelado são bastante suscetíveis de serem influenciados pelo vento lateral. Mas não é caso único: carrinhas com caixas refrigeradas atrás ou de transportes comerciais tendem a ser muito afetadas pelos ventos laterais, sendo que em condições limites, podem perder o controlo devido ao efeito de desequilíbrio causado pela maior altura ao solo. O mesmo se aplica a viaturas de campismo ou carros com atrelados, por exemplo.
Compacto também suscetível: Os citadinos podem igualmente ser afetados por rajadas fortes, já que o facto de, muitas vezes, terem pesos inferiores a uma tonelada e serem pequenos, ajuda a que sejam empurrados para uma outra faixa se não se tiver a atenção necessária.

Publicidade Continue a leitura a seguir

É uma condição muitas vezes ignorada, mas guiar em situações de ventos fortes exige algumas precauções especiais por parte de quem vai ao volante. Nos dias em que o vento sopra com maior intensidade, é importante reforçar a atenção, sobretudo se o mesmo vier acompanhado de chuva forte.

Não sendo um evento localizado ou exclusivo de um determinado local, o vento forte pode surgir em qualquer sítio e em qualquer momento, podendo causar estragos em propriedades e, claro, no veículo. Saiba o que pode fazer enquanto conduz para reduzir drasticamente as possibilidades de sofrer algum desaire com ‘ventanias’.

Saiba, também, o que refere o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) acerca da condução com vento forte:

“VENTO FORTE

O vento afecta a estabilidade do veículo, particularmente quando é muito forte e sopra lateralmente. O vento forte afecta os veículos, especialmente em zonas abertas de planície, zonas marítimas costeiras ou de montanha, e os veículos de caixa fechada e altas ou os que transportam cargas no tejadilho. É no atravessamento de pontes ou viadutos, em especial em vias de velocidade mais elevada ou auto-estradas, que se nota mais a influência do vento no comportamento dinâmico do veículo.

Alguns locais são mesmo assinalados com sinalização vertical que indica as zonas onde o vento forte com frequência afecta a estabilidade do veículo. Também a deslocação do ar causado pela passagem de veículos pesados em alta velocidade nas auto-estradas, provoca ventos laterais que afectam os veículos ligeiros mais leves. A força do ar provocada pelos veículos pesados, afecta em especial os ligeiros durante as ultrapassagens, empurrando-os para o exterior.”