Publicidade Continue a leitura a seguir

Ano de grande colheita: As belas surpresas de 2017

Kia Rio Pode parecer estranho que um utilitário seja um dos carros-surpresa do ano, mas este é mesmo um caso meritório de evolução da companhia sul-coreana, demonstrando, cada vez mais, uma adaptação aos gostos e vontades dos clientes europeus. O novo Rio é mais adulto e propõe-se a fazer tudo de forma muito 'certinha', sendo por isso uma grande escolha neste segmento.
SEAT Ibiza Repetindo um formato que é sempre muito valioso para o sucesso, o SEAT Ibiza conta com um estilo muito semelhante ao do anterior, mas evolui enormemente em termos de competência dinâmica e de habitabilidade, Quase um mini-Leon.
Mercedes-AMG GT Entrando diretamente no capítulo dos modelos de fazer perder a cabeça. O AMG GT é um dos principais superdesportivos atuais, com uma capacidade dinâmica de elevado gabarito e uma família de modelos que agora 'cobre' vários níveis de potência. O estilo agressivo com destaque para a grelha Panamericana é um dos seus pontos de destaque, mas na verdade o AMG GT sobressai pela soma total.
Volkswagen Arteon O sucessor do Passat CC (posteriormente apenas CC) aplica uma fórmula de berlina coupé com um estilo marcadamente diferente, dando uma pedrada no charco daquilo que é habitual na casa germânica. Boa dinâmica, muito espaço a bordo e qualidade referencial fazem do Arteon uma escolha racional que também apela ao emocional.
Honda Civic Type R O desportivo do ano. Não pode ser olhado de outra forma. Condução sobrenatural, motor possante e funcional como carro do dia-a-dia, o novo Civic Type R é um perfeito aliado para dias em que apetece conduzir bem e depressa. O visual, lá está, não é para todos, mas se promete muito, cumpre em cada bocadinho.
Honda Civic O popular compacto da marca nipónica cumpre a sua décima geração, havendo a certeza de que esta é uma das melhores de sempre em termos dinâmicos. Com uma base exemplar e motores de nova geração, o novo Civic surge como uma das apostas do ano, mesmo que o estilo volte a não ser 'bonito' para todos...
Hyundai i30 N À primeira, a Hyundai acerta na receita certa para um desportivo compacto. Não tem o mesmo espírito do Honda Civic Type R, mas é um belíssimo modelo no que à dinâmica diz respeito, com um comportamento muito divertido e com uma sonoridade que faz elevar a adrenalina. Tendo por base os conhecimentos e experiência de Albert Biermann, um ex-engenheiro da BMW, o resultado final é muito entusiasmante.
Audi A5 Sportback Amigo da família e com dinâmica muito competente, o Audi A5 Sportback traz consigo uma série de elementos de grande requinte no interior, além de maior habitabilidade do que na geração anterior.
Citroën C3 Aircross O sucessor do Picasso demonstra um lado feliz da vida que poucos modelos exibem no mercado, com uma jovialidade e irreverência que o tornam estranhamente viciante. Não é feito para curvar, nem para fazer corridas nos semáforos, mas tem um 'espírito' tão amistoso que é um dos mais interessantes do ano. Copyright Wiiliam CROZES @ Continental Productions
Skoda Kodiaq Entrando no segmento dos SUV de maiores dimensões, a Skoda aposta na receita certa, aproveitando muita da sabedoria do Grupo Volkswagen. Dimensões generosas no habitáculo e bagageira, motores eficientes e um chassis que é eficaz no seu global tornam o Kodiaq numa oferta a ter em conta.
Opel Insignia Num ano em que a Opel passou para o Grupo PSA, o Insignia assume-se como um dos modelos mais em conta do segmento executivo, com um chassis ágil e que se sente leve ao volante. Aliás, a sensação de ligeireza é um dos capítulos mais valiosos deste modelo, bem como a funcionalidade proporcionada pela bagageira e pelo interior espaçoso.
Suzuki Swift Mais um pequeno que se destacou em 2018, surpreendendo pela sua agilidade e pela forma como consegue agradar ao condutor em todos os tipos de condução. A versão com a unidade microhíbrida é uma mais-valia por ajudar a reduzir os consumos, ajudando também nas prestações.
Mercedes-Benz Classe E Coupé Um dos modelos que traduz na melhor forma aquilo que é ser um Mercedes-Benz. Dinâmico e ao mesmo tempo exclusivo, o Classe E Coupé de nova geração afirma-se como uma proposta de elevadas qualidades, sendo o visual uma das que mais se destaca.
Kia Stinger Mais um belo trabalho de Biermann e companhia. Uma berlina de grandes dimensões que coloca a Kia num novo nível na Europa, com ambições claramente mais desportivas e com resultados positivos ao nível da qualidade interior e de condução. A imagem é excelente e apenas o peso de ser Kia (e o preço) poderão ser entraves.
Toyota C-HR Uma das grandes surpresas em termos gerais foi o C-HR, um crossover de visual agressivo que leva a Toyota para um patamar ambicioso. Apenas com duas motorizações, a híbrida destaca-se pela sua eficiência, dando ajuda à marca para continuar a ser uma das líderes no que diz respeito a esta tecnologia. Comportamento e habitabilidade são características chave no C-HR.
Hyundai IONIQ (gama) A Hyundai surgiu no mercado com uma gama completa de modelos ecológicos para todos os gostos. A marca coreana propõe os IONIQ em 'sabores' híbrido, Plug-in híbrido e elétrico e mostra soluções de grande eficiência. Pela positiva, surpreende a capacidade dinâmica e a competência do motor.
Alfa Romeo Stelvio A marca italiana procura regressar aos bons velhos tempos e nada melhor do que entrar também no segmento da moda, o dos SUV. Fá-lo com o Stelvio, em honra de uma cadeia montanhosa com uma das melhores estradas do mundo. Daí fica bem patente a atenção que a marca deu ao seu chassis, pautando este modelo como uma das melhores propostas dinâmicas da sua classe.
Nissan Micra Mais um utilitário, que se demarca pelo estilo mais arrojado e por uma série de elementos de tecnologia e de assistência que fazem dele uma das propostas a ter em conta. Além disso, é divertido de conduzir.
Volvo XC60 Mudar um exemplo de sucesso nunca é fácil, mas arriscamos a dizer que a Volvo produziu um carro que é definitivamente melhor em todos os aspetos do que o anterior XC60. Exemplarmente confortável e com uma tónica firme no requinte, este sueco gélido está entre os melhores SUV Premium do mercado.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Com o cenário de crise a ficar cada vez mais distante no espelho retrovisor, a indústria automóvel recupera para níveis semelhantes aos da primeira década deste novo milénio, havendo por isso muito novos veículos no mercado.

Entre os mais pacatos e os mais excitantes, houve de tudo um pouco ao longo de 2017, pelo que, como é tradicional, é hora de olhar para o que de melhor se fez no ano automóvel.

Esta é a lista feita apenas com os automóveis que pude ensaiar ao longo de 2017, pelo que é natural que outros pudessem aqui surgir.