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Karting Rotax: ‘Operação Brasil’ começou em Palmela

A época do Rotax Max Challenge Portugal arrancou em Palmela

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Rui Pereira na categoria DD2 Master, Pedro Pinto (DD2), Gonçalo Coutinho (Sénior Max), Guilherme de Oliveira (Júnior), José Barros (Mini Max), Christian Costoya (Micro Max) e Luka Fedorenko (Academy) venceram a prova de abertura do Rotax Max Challenge Portugal, disputada no Kartódromo Internacional de Palmela. A Final Mundial do construtor austríaco, que reúne habitualmente 360 pilotos oriundos de 60 países, realiza-se de 26 de novembro a 1 de dezembro, no Brasil.

Como é habitual no Rotax Max Challenge Portugal, as categorias DD2 e DD2 Master (para pilotos com idade igual ou superior a 32 anos) partilharam a mesma grelha.

Pedro Pinto (Tonykart) foi o mais rápido nos treinos cronometrados (49,860s) entre os DD2 e Rui Pereira (Birel ART) conseguiu a melhor volta (50,228s) entre os Master. Na Final 1, Pedro Pinto confirmou o favoritismo ao dominar as 16 voltas da corrida. Já a luta pelo segundo lugar foi bastante intensa e envolveu Rui Pereira, António Teixeira (Birel ART), José João Oliveira (Birel ART) e João Oliveira (Tonykart). Na sexta das 16 voltas, João Oliveira, que rodava na quarta posição muito próximo de José João Oliveira, caiu em definitivo para o sexto lugar, sendo ainda penalizado em três segundos por saída parcial dos corredores no momento da partida.

Rui Pereira garantiu a segunda posição e a vitória entre os Masters, resistindo às investidas de José João Oliveira, segundo classificado na DD2. Vítor Mendes (Praga), campeão em título da DD2 Master, terminou no quarto lugar absoluto e segundo entre os Masters, enquanto António Teixeira (penalizado em três segundos por saída parcial dos corredores) ficou a escassos 0,007s de Vítor Mendes, sendo o terceiro DD2.

A seguir terminaram os Masters, com Pedro Loures (Maranello) na quarta posição da categoria, na frente de Fernando Costa (Praga), António Bravo Lima (Praga) – penalizado em três segundos por saída parcial dos corredores – e o estreante Ivo Prada (Praga).

Pedro Pinto (Tonykart) na frente do pelotão

Na Final 2, Pedro Pinto capitalizou a pole-position para assegurar mais uma vitória e assinar a volta mais rápida em 50,545s. Na luta pelo segundo lugar, José João Oliveira levou a melhor sobre António Teixeira. Nos lugares seguintes classificaram-se os pilotos da Master, com João Oliveira a sair vitorioso na frente de Rui Pereira (penalizado em três segundos por saída parcial dos corredores de partida), Vítor Mendes, Pedro Loures, António Bravo Lima, Fernando Costa e Ivo Prada.

O pódio da DD2 Master com João Oliveira, Rui Pereira e Vítor Mendes

No somatório dos resultados das duas Finais, Pedro Pinto venceu a categoria DD2 enquanto José João Oliveira e António Teixeira completaram o pódio. Já na DD2 Master triunfou Rui Pereira, acompanhado no pódio por João Oliveira e Vítor Mendes. Pedro Loures foi o quarto Master, na frente de António Bravo Lima, Fernando Costa e Ivo Prada.

Gonçalo Coutinho imparável na categoria Sénior Max

Gonçalo Coutinho, com chassis FA, foi o mais rápido nos treinos cronometrados (50,169s) na prova de abertura do Rotax Max Challenge Portugal da categoria Sénior. No Kartódromo Internacional de Palmela, o piloto de Gondomar tirou o melhor proveito da pole-position para dominar a Final 1 de princípio a fim (com a melhor volta em 50,420s), terminando com uma confortável vantagem para o segundo classificado, o espanhol de origem romena Filip Vava (Tonykart).

Manuel Alves (Tonykart) terminou na terceira posição, na frente do ‘rookie’ António Correia (CRG) e de Diogo Marques (Birel ART). O estreante Afonso Trindade (CRG) cruzou a meta na sexta posição e João Galveias (Tonykart), foi forçado a abandonar à passagem da terceira volta.

Gonçalo Coutinho (FA)

Na Final 2, Gonçalo Coutinho voltou a largar da pole-position e assumiu o comando para não mais o largar até final, rubricando novamente a volta mais rápida (50,712s). Manuel Alves, que largou da terceira posição, passou para o segundo lugar mantendo-o até final, resistindo às várias investidas de Filip Vava, terceiro classificado.

Diogo Marques rodou sempre na quarta posição, João Galveias fechou o top 5, enquanto António Correia e Afonso Trindade (penalizado em três segundos por saída parcial dos corredores no momento da partida) foram os sexto e sétimo posicionados, respetivamente.

No somatório dos resultados das duas Finais, Gonçalo Coutinho foi naturalmente o vencedor da prova de Palmela, na frente de Filip Vava e Manuel Alves, que terminaram com o mesmo número de pontos mas com vantagem para o espanhol, devido ao tempo obtido nos treinos cronometrados. Diogo Marques foi o quarto classificado, enquanto António Correia, Afonso Trindade e João Galveias terminaram nas posições seguintes.

Guilherme de Oliveira dominador na categoria Júnior

Guilherme de Oliveira (Tonykart) foi o mais rápido nos treinos cronometrados (50,733s) na prova de abertura do Rotax Max Challenge Portugal da categoria Júnior, disputada no Kartódromo Internacional de Palmela. O campeão em título dominou todos os acontecimentos da Final 1 e rubricou a melhor volta em 51,346s.

O ‘rookie’ Tomás Ribeiro (Tonykart) garantiu a segunda posição e Gabriel Caçoilo (FA) – que ainda deu luta ao piloto de Fafe – cruzou a meta no terceiro lugar mas viria a cair para o quarto posto devido a uma penalização de três segundos por saída parcial dos corredores no momento da partida.

O estreante Pedro Perino (Tonykart) mostrou um andamento forte e foi um meritório terceiro classificado, enquanto Mariana Machado (Praga) que no início da corrida caiu para o nono lugar ainda recuperou para fechar o top-5, apesar de ter sofrido uma penalização igual à de Gabriel Caçoilo.

Miguel Silva (Kart Republic) viu a bandeira xadrez na sexta posição, na frente de Afonso Ferreira (Tonykart), Rúben Silva (Tonykart), Rodrigo Lessa (Tonyart) – penalizado em três segundos – e Alexandre Almeida (Tonykart), enquanto o espanhol Felix Aparício (Exprit) foi obrigado a abandonar à passagem da 10ª das 16 voltas ao traçado de 1.270 metros.

Guilherme de Oliveira (Tonykart)

Na Final 2, Guilherme de Oliveira voltou a largar da pole-position e mais uma vez assumiu a liderança durante as 16 voltas, assinando também a volta mais rápida em 51,429s. Tomás Ribeiro, que partiu novamente do terceiro lugar, arrancou bem e ascendeu à segunda posição, não mais a largando até final. Gabriel Caçoilo terminou na terceira posição e Rúben Silva, que arrancou do nono lugar, recuperou até à quarta posição, tendo o estreante Rodrigo Lessa encerrado o top 5. Afonso Ferreira cruzou a meta na sétima posição, na frente de Mariana Machado, Miguel Silva e Alexandre Almeida. Pedro Perino – que foi terceiro classificado na Final 1 – viu-se envolvido num aparatoso acidente e não alinhou. O espanhol Felix Aparício optou por não disputar a Final 2.

Com mais um fim de semana irrepreensível, Guilherme de Oliveira começou o troféu da melhor forma e no somatório das duas Finais terminou na frente de Tomás Ribeiro e Gabriel Caçoilo, que também subiram ao pódio. Rúben Silva e Mariana Machado completaram o top-5 em Palmela, enquanto Afonso Ferreira foi sexto classificado na frente de Rodrigo Lessa, Miguel Silva, Alexandre Almeida, Pedro Perino e Felix Aparício.

José Barros vence prova intensa na Mini-Max

Adrián Malheiro (Praga) estreou-se na categoria Mini-Max da edição de 2018 do Rotax Max Challenge Portugal com a volta mais rápida (53,278s) dos treinos cronometrados da primeira prova, disputada no Kartódromo Internacional de Palmela.

Na Final 1, o piloto luso-espanhol foi surpreendido no arranque por José Barros (FA) que comandou a corrida até à quinta volta. A partir de então, Adrián Malheiro passou para a liderança e não mais a largou até final, garantindo a melhor volta da corrida em 54,185s. Contudo, esta prestação de nada valeria, pois o campeão da Micro-Max em 2017 viria a ser desclassificado (devido a irregularidade técnica), enquanto José Barros teve problemas a três voltas do final, sendo também penalizado em 10 segundos mas garantindo ainda o terceiro lugar.

O rookie João Oliveira (CRG) rodou sempre muito perto de Malheiro e Barros, e mesmo com uma penalização de três segundos por saída parcial dos corredores no momento da partida, acabou por conquistar a vitória e rubricar ainda a volta mais rápida (54,55s). Duarte Pinto Coelho (Sodikart) garantiu o segundo lugar, enquanto o primo João Pinto Coelho (Sodikart) e Pedro Pinto Soares (Birel ART) encerraram o top-5.

José Barros (FA) no comando da corrida da Mini

Na Final 2, Adrián Malheiro arrancou da pole-position mas à passagem da terceira volta José Barros assumiu a liderança e apesar da pressão do luso-espanhol e de João Oliveira – que acabaram nas segunda e terceira posições, respetivamente – o piloto do Porto saiu vitorioso.

Duarte Pinto Coelho cruzou a meta no quarto lugar, na frente de João Pinto Coelho e Pedro Pinto Soares.

No somatório das duas Finais de Palmela, José Barros e João Oliveira terminaram com o mesmo número de pontos, mas o fator de desempate (melhor tempo nos treinos cronometrados) favoreceu o jovem piloto portuense. Duarte Pinto Coelho ocupou o derradeiro lugar do pódio, na frente de João Pinto Coelho, Pedro Pinto Soares e Adrián Malheiro.

Christian Costoya triunfa na categoria Micro-Max

José Pinheiro (Praga) foi o mais rápido nos treinos cronometrados da Micro com a marca de 56,912s na prova de abertura do Rotax Max Challenge Portugal, disputada no Kartódromo Internacional de Palmela. Na Final 1, o piloto de Guimarães arrancou bem, assumiu a liderança mas à oitava das 12 voltas da corrida começou a ser pressionado por Christian Costoya (Tonykart). O piloto espanhol viria mesmo a ultrapassar José Pinheiro, tendo este que contentar-se com a segunda posição por escassos 0,121s.

Oleksander Bondarev (EKR) e Henrique de Oliveira (Tonykart) travaram uma intensa luta pela terceira posição, que sorriu ao piloto ucraniano, enquanto o jovem piloto de Vila Nova de Gaia viria a ser relegado para o sétimo lugar em virtude de uma penalização de cinco segundos por ter o spoiler tocado.

Diogo Castro (FK) acabou por ser um tranquilo quarto classificado mas contou com forte oposição do espanhol Guillermo Pernia (Tonykart) e de Maria Germano Neto (Praga), que foram os quinto e sexto classificados, respetivamente.

Igualmente na luta pelo quarto lugar esteve Rodrigo Vilaça (Tonykart), assim como Frederico Pinto Coelho (Maranello), que também viria a ser penalizado em cinco segundos devido ao spoiler danificado.

Pedro Carvalho (Tonykart), também penalizado em três segundos devido a saída parcial dos corredores no momento da partida, fechou o top 10, enquanto Martim Marques (Sodikart) teve pior sorte (penalização de 10 segundos por saída total dos corredores de partida), vindo a terminar no 11º lugar.

Christian Costoya (Tonykart) venceu as duas Finais da Micro-Max

Na Final 2, José Pinheiro largou da pole-position mas na segunda volta caiu para o sétimo lugar. Christian Costoya ficou praticamente isolado no comando da corrida, conseguindo assim a segunda vitória do dia e a volta mais rápida (57,475s). Henrique de Oliveira continuou a surpreender em Palmela ao estar na luta pela segunda posição, terminando no terceiro lugar, atrás do ucraniano Oleksander Bondarev e na frente de José Pinheiro.

Diogo Castro terminou logo a seguir e fechou o top-5, na frente de Maria Germano Neto, Rodrigo Vilaça, Guillermo Pernia, Frederico Pinto Coelho, Pedro Carvalho e Martim Marques, sendo que os três últimos foram penalizado com três segundos por saída parcial dos corredores no momento da partida.

Com estes resultados, Christian Costoya venceu a ronda de abertura, terminando na frente de Oleksander Bondarev e José Pinheiro. Diogo Figueiredo e Henrique de Oliveira também lograram terminar no top 5, com Maria Germano Neto, Guillermo Pernia, Rodrigo Vilaça, Frederico Pinto Coelho, Pedro Carvalho, Martim Marques e Paulo Zacarias a ocuparem as posições seguintes, respetivamente.

Vitória ucraniana na Academy

No arranque da edição de 2018 do Rotax Max Challenge Portugal assistiu-se a um novo fulgor na categoria Micro Academy, com a estreia oficial de novos praticantes na modalidade, no Kartódromo Internacional de Palmela.

Pedro Moura (Praga), campeão nacional de Iniciação em 2017, foi o mais rápido nos treinos cronometrados (57,951s) e depois liderou até à décima das 12 voltas ao traçado da margem sul, altura em que viria a ser superado pelo ucraniano Luka Fedorenko (EKR), autor da melhor volta (58,745s).

Ricardo Gonçalves (Praga) e Gonçalo Pereira (Praga) protagonizaram uma discussão muito interessante pelo terceiro lugar, tendo o primeiro acabado por levar a melhor. Afonso Pinto Soares (EKR) fechou o top 5, Pedro Santos (Tonykart) terminou na sexta posição, e Tiago Teixeira (FA) foi forçado a abandonar à passagem da segunda volta.

Na Final 2, Pedro Moura largou da pole-position mas Luka Fedorenko assumiu o comando após o arranque e voltou a vencer apesar da pressão do seu adversário, que foi o autor da volta mais rápida (58,335s). Na luta pelo terceiro lugar, Gonçalo Pereira superou Ricardo Gonçalves na penúltima volta.

Afonso Pinto Soares voltou a fechar os cinco primeiros, enquanto Tiago Teixeira foi forçado a abandonar à passagem da quarta volta e Pedro Santos não alinhou.

Os jovens pilotos da Academy

No somatório das duas Finais, Luka Fedorenko garantiu a pontuação máxima em Palmela e Pedro Moura também começou o troféu em bom plano, no segundo lugar. O derradeiro lugar do pódio foi assegurado por Ricardo Gonçalves, que terminou com o mesmo número de pontos de Gonçalo Pereira, mas que retirou vantagem do tempo obtido nos treinos cronometrados. Afonso Pinto Soares completou o top-5, enquanto Pedro Santos e Tiago Teixeira terminaram nas posições seguintes.

Fotos: HelloFoto / Alexandre Júnior

CLASSIFICAÇÕES ROTAX MAX CHALLENGE PORTUGAL – PALMELA