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24 Horas de Le Mans/Após 6 horas: Ferrari na frente em corrida muito acidentada e indefinida

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A edição deste ano das 24 Horas de Le Mans prometia emoção e a realidade está a comprovar essa mesma ideia, com os AF Corse Ferrari a lideraram a prova à passagem das seis horas, mas com o resultado final completamente em aberto, estando a discussão pelo triunfo ao alcance de vários construtores. O Porsche do Hertz Team JOTA, que é partilhado por António Félix da Costa, passou pela liderança por um período considerável, mas um acidente já com Yifei Ye ao volante danificou bastante o carro e atrasou a equipa.

Vários carros em disputa pelos primeiros lugares e as condições meteorológicas bastantes adversas mantêm o interesse bem vivo na edição deste ano das 24 Horas de Le Mans. O Ferrari #50 começou da pole position, com Nicklas Nielsen, à frente do carro gémeo #51 de James Calado, mas ainda na primeira volta o Toyota Gazoo Racing de Sébastien Buemi #8 assumiu o comando, havendo depois um longo período de safety car na primeira hora devido a um acidente na primeira chicane da reta das Hunaudières.

Após o reinício da ação, o outro Toyota #7, de Mike Conway, chegou ao segundo posto, mas ao contrário do que sucedeu noutros anos e até noutras provas deste ano, os Toyota não ‘fugiram’. Não só o carro de Mike Conway voltou a ser ultrapassado pelos dois Ferrari (com os Porsche Penske, Cadillac e Peugeot também na luta), como Buemi não foi capaz de ‘ir embora’.

A luta manteve-se intensa, com vários carros a passarem pelo primeiro lugar, muito por obra também das fases de bandeiras amarelas causadas por muitos incidentes, mas também pela chuva que vai caindo com alguma frequência e intensidades diferenciadas.

Isso permitiu que marcas como a Peugeot, Porsche e Cadillac tenham passado pela primeira posição, com destaque para a prestação de António Félix da Costa no Porsche do Hertz Team JOTA, que assumiu o volante pouco depois do início da corrida, levando o carro até à luta pelo pódio, com o seu colega de equipa a não evitar, já no final da quinta hora, uma forte saída de pista que danificou bastante o 963 e o fez perder não só o comando, como também cerca de 20 minutos nas boxes.

Mas, a ‘batalha’ em alta velocidade desde praticamente o início causou também problemas a outros carros, incluindo o Porsche #75 oficial que também sofreu problemas mecânicos quando liderava, após o incidente com o outro carro da JOTA.

À passagem da sexta hora, é assim o Ferrari #51 a liderar, com Antonio Giovinazzi ao volante, pouco à frente do outro carro, o #50, de Miguel Molina, com o Peugeot #94 na terceira posição, à frente dos Toyota.

Nós LMP2, o cenário foi muito semelhante, com diversas mudanças de líder, desde logo com a autora da pole, a IDEC Sport, JOTA ou Alpine. Acaba por ser o Inter Europol Competition, #34, a liderar na frente do United Autosports #23, sendo que o outro carro da equipa, no qual compete Filipe Albuquerque, viu-se envolvido num acidente com um Porsche (com Frederick Lubin ao volante ) e foi penalizado em três minutos.