Publicidade Continue a leitura a seguir

Buggy Subaru é o samurai do deserto mexicano

Publicidade Continue a leitura a seguir

O Dakar tem mais de 40 anos de existência, e embora tenha sido um novo mundo para os pilotos europeus quando teve início no dia a seguir ao Natal de 1978, para os norte-americanos não era novidade nenhuma. Desde 1967 que se juntam nos desertos da Baixa Califórnia, no norte do México, para vencer a famosa Baja 1000, uma prova de todo-o-terreno onde quatro rodas motrizes são uma desvantagem de peso, dada a dureza do terreno. Aqui é o reino de carros como este buggy Subaru Crosstrek, com uma pintura a fazer lembrar o antigo Impreza pilotado pelo lendário Colin McRae no Mundial de Ralis.

O Subaru Crosstrek Desert Racer corre na Baja 1000 na categoria 5, onde todos os carros devem ter uma forma semelhante à de buggies de origem Volkswagen, por isso não é nada parecido com um Crosstrek (vendido na Europa como Subaru XV, um crossover derivado do Impreza). O carro foi construído pelos irmãos Dustin e Parker Grabowski, que também divide a função de piloto e navegador nas provas de deserto na América do Norte. O motor do buggy Subaru foi preparado pelo especialista Quirt Crawford, que pegou no propulsor de 2,5 litros do Subaru Legacy, sem turbo, e aumentou-lhe a potência de 175 para 300 cv. Ao contrário do que é normal num Subaru, mas comum nos buggies que correm nas provas de Baja, não tem tração às quatro rodas.

Os irmãos Grabowski estrearam o seu buggy Subaru Crosstrek Desert Racer em 2017, mas foi só este ano que passaram a ter o apoio de fábrica do importador da marca japonesa nos Estados Unidos. Isto foi graças ao segundo lugar à geral obtido na Baja 500, uma das provas feita nas redondezas dos terrenos da Baja 1000, que conta para o campeonato SCORE de todo-o-terreno. Este ano, a Baja 500 não correu tão bem, pois a chuva deixou o terreno da prova um lamaçal pouco apropriado para buggies, mas Dustin e Parker vão tentar levar o buggy Subaru à vitória na Baja 1000 em novembro.