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A290_β: Alpine: Um ‘enfant terrible’ de competição com dois motores elétricos

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Repleta de irreverência e de ambição de traçar o seu próprio caminho entre os automóveis elétricos de nova geração, a Alpine converteu o novo Renault 5 numa versão mais extrema, com dois motores no eixo dianteiro, estética mais agressiva e posição de condução central, como num sport-protótipo. Criado apenas como modelo de demonstração, o A290_β (lê-se ‘beta’) terá o seu respetivo modelo de produção em série no primeiro trimestre de 2024.

Apresentado oficialmente em Bristol, no Reino Unido, no mesmo local em que o famoso Concorde foi produzido, o A290_β antecipa aquilo que se poderá esperar de um futuro modelo de produção em série com aptidões mais desportivas. Primeiro modelo da ‘Dream Garage’, um conjunto de automóveis elétricos a ser lançado nos próximos anos, o A290_β será sucedido em 2025 por um crossover GT de segmento C e por um sucessor direto para o A110 em 2026. Mais tarde surgirá ainda um SUV de grandes dimensões para tornar a Alpine numa marca multifacetada.

Ao mesmo tempo, pretende manter-se como uma marca de emoções e para o condutor, como garantiu Laurent Rossi, CEO da marca Alpine, durante a apresentação, para quem o desporto automóvel é parte integrante do ADN da companhia, ao mesmo tempo que explora novos segmentos e novas abordagens a materiais

Radical por dentro e por fora

Olhando pelo exterior, o A290_β exibe grande proximidade face à versão final, sobretudo, quando se olha para a assinatura luminosa da dianteira, mas o mesmo não acontece no interior, no qual a configuração mais radical de três lugares – com o condutor ao centro – será trocada por uma mais convencional de cinco lugares na versão final, também ela assente na plataforma CMF-B EV da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.

O desenho da dianteira é mesmo um dos pontos de destaque, mas não é o único, valendo a pena referir também o cuidadoso alargamento de vias para uma postura mais musculada, sublinhado pelas jantes de 20 polegadas.

A identidade gráfica da iluminação na dianteira tem como particularidade a reinterpretação da fita-cola utilizada para garantir a integralidade das luzes de máximos nos carros de competição, sendo assim em formato de ‘X’, enquanto na traseira, as luzes verticais replicam as do A470 de competição nos campeonatos de resistência. A luz de travagem central estende-se para o interior, através do para-brisas traseiro, para se fundir com o feixe de luz através da linha central do automóvel.

Todas as luzes do automóvel são das mesmas cores presentes no design: magenta que percorre o automóvel desde os faróis dianteiros até às luzes traseiras e azul para os espelhos retrovisores e indicadores de mudança de direção.

A distância entre eixos mais curta está pensada para um maior dinamismo, com medidas exteriores de 4,05 metros de comprimento, 1,85 metros de largura e 1,48 metros de altura. Na traseira há elementos a imitar tubos de escape, para-choques com difusor e pequeno spoiler superior.

Não faltam, também, medidas para melhorar a eficiência aerodinâmica, como as entradas de ar laterais no para-choques dianteiro e na área superior dos faróis. Os espelhos retrovisores flutuantes ultrafinos desempenham, também, um papel aerodinâmico. Os ventiladores da bateria são visíveis, remetendo também para os ventiladores que refrigeram os PCs de elevado desempenho para videojogos.

O tejadilho estende-se até ao capot com uma particularidade única de deixar observar o interior, diluindo também as fronteiras entre o exterior e o interior. O condutor no lugar central ganha maior maior iluminação e oferece uma visão única do painel de bordo em forma de seta inspirado nos cones do nariz dos monolugares de Fórmula 1.

O habitáculo, com um elemento em ‘V’ ao centro para destacar o condutor/piloto, conta com volante desportivo com telemetria integrada, não faltando bancos de estilo bacquet ou, até um travão de mão hidráulico. O cockpit é inspirado no dos automóveis de competição, sendo minimalista e inteiramente focado no desempenho e na eficiência. O volante, que incorpora uma grande variedade de dispositivos inspirados na competição é um ótimo exemplo.

As bacquets vêm equipadas com arneses Sabelt concebidos para a competição e as suas almofadas foram meticulosamente concebidas para aumentar a forma desportiva e proporcionar o melhor apoio. O banco do condutor é coberto por ultralumen, um material retrorrefletor de alta tecnologia, discretamente adornado com triângulos que sugerem a configuração de três lugares do automóvel, montanhas e o logótipo da Alpine. A pega posicionada junto aos pés do condutor foi concebida especificamente para o show car e abre as portas em menos de sete segundos.

Todas as funcionalidades do automóvel estão posicionadas na linha central onde o condutor se senta. Uma consola incorporada no tejadilho proporciona acesso instantâneo a várias funcionalidades (‘kill switch‘ (interruptor de corte), indicadores, definições de luz, etc.). Uma característica que diferencia este show car é que existem ecrãs no seu interior e, por isso, o piloto pode concentrar-se inteiramente na pilotagem e na competição. No entanto, tem um fino head-up display, sobre o volante, que mostra o essencial (por exemplo, velocidade e carga da bateria).

O piloto também tem auscultadores com um visor que lhe fornecem, em tempo real, todas as informações relacionadas com a competição: bandeiras dos comissários, condições da pista ou informações sobre os outros automóveis.

O volante do A290_β é inspirado nos monolugares Alpine LMP2, A470 e Formula 1 A523, com design geométrico e funções específicas, incluindo um botão vermelho OV (Overtake) para proporcionar um aumento de potência durante dez segundos. Este botão foi também concebido para otimizar a segurança: só pode ser utilizado quando a pista está seca e só pode ser pressionado novamente após um período de 10 segundos. Este botão de ultrapassagem derivado da Fórmula 1 e do universo da competição, estará presente em todos os modelos da gama totalmente elétrica da Alpine.

Outras funcionalidades como o rádio, o seletor do modo de condução, as definições do ABS e o botão de limitação de velocidade no pit-lane também estão integradas no volante. O volante do modelo de produção incluirá várias funções, incluindo o botão de ultrapassagem, carga e seleção do modo de condução.

Os pneus exclusivos foram concebidos especificamente para este modelo em parceria com a Michelin, como parte de uma parceria para apoiar a Alpine na eletrificação da sua gama. Sabe-se já que a Michelin vai equipar todos os modelos da futura “Dream Garage” da Alpine. Os pneus combinam com o visual do show car e têm dois triângulos brancos, que prendem o pneu à roda.

A Michelin fornecerá os pneus de 19 polegadas de alto desempenho com marcações Alpine exclusivas. Estes pneus foram concebidos medida para garantir um desempenho de primeira classe no A290 de produção.

Já a cor exterior inspira-se nas montanhas, com uma tinta texturizada que replica a superfície repleta de neve recém-caída. Em completo contraste, todas as partes ao redor da base – as soleiras, o spoiler dianteiro e a saia – são em carbono forjado e têm uma incrustação azul para simbolizar a fase elétrica. O tejadilho e o capot em preto metálico sugerem a força do automóvel e direcionam o olhar para o banco do condutor no centro.

Montra tecnológica

O compacto elétrico foi criado, sobretudo, para demonstrar o que a Alpine consegue fazer na área da mobilidade elétrica desportiva, com dois motores situados no eixo dianteiro, tração dianteira e desenvolvimentos específicos para áreas como o chassis, suspensão (multi-link atrás) e gestão de potência para um comportamento dinâmico e divertido.

No processo de afinação deste concept, os engenheiros da Alpine afinaram a tecnologia de vetorização do binário – que controla o binário que chega a cada roda em separado, amortecedores, molas da suspensão e barras estabilizadoras dianteira e traseira otimizados para máximo desempenho. Os sistemas de travagem e arrefecimento também foram ajustados para obter a máxima eficiência e eficácia.

Várias configurações estão disponíveis diretamente através dos botões no volante para otimizar o comportamento do protótipo em tempo real. O ABS tem 11 posições e responde de acordo com a aderência da estrada. Existem também três modos de condução para pistas: ‘Wet’, ‘Dry’ e ‘Full’, sendo que este último é o modo que, tal como o Overtake de ultrapassagem, liberta toda a potência dos motores elétricos.

Naturalmente, o modelo de produção não será tão extremo na estética, nem na vertente técnica, estando prevista a utilização de apenas um motor elétrico no eixo dianteiro e tração dianteira, num regresso a uma tradição que a Alpine conhece bastante bem. De acordo com as primeiras indicações, a versão de produção, que irá perder o símbolo grego de ‘beta’ na designação, contará com a mesma unidade motriz do Megane E-Tech com 225 CV de potência. Na versão final, o pequeno desportivo elétrico da Alpine virá equipado com um sistema de travagem Brembo de alto desempenho, com pinças de quatro pistões, idêntico ao do A110.

De resto, o modelo de produção será construído em torno da mesma experiência de condução: tanto na condução, muito orientada para o elemento desportivo, como no cockpit, concebido em torno do condutor.


Às voltas no pavilhão com pilotos de Fórmula 1 à mistura

A cidade de Bristol, no Reino Unido, foi a escolhida para a revelação do A290_β, utilizando aquele que é um dos locais mais emblemáticos da história da aeronáutica: o local de construção do avião Concorde, aquele que é ainda hoje o avião comercial mais rápido da História. Foi sob este contexto que a Alpine decidiu revelar o novo concept 100% elétrico que antecipa o modelo de produção a lançar no primeiro trimestre de 2024.

Mas, houve mais do que apenas um cenário histórico e extremamente atmosférico na apresentação ao A290_β: houve também uma competição fictícia no pavilhão protagonizada por, nada mais, nada menos, do que os dois pilotos da equipa da Alpine na Fórmula 1, Pierre Gasly e Esteban Ocon.

Replicando a apresentação gráfica de um videojogo, cada piloto participou numa sessão com uma pista desenhada por projeção no solo, variando também o traçado como se fosse escolhido no menu de um jogo.