Publicidade Continue a leitura a seguir

Lexus UX: Da parceria com neuro-cientistas ao engenho dos Takumi

1. Portas com som de luxo: Suportando a sua convicção de que as portas são o primeiro ponto de contacto do condutor com o veículo, os engenheiros acústicos da Lexus colaboraram com neurocientistas para chegar ao derradeiro som de bater de porta. Com base em pesquisas sobre as ondas cerebrais que são criadas quando se fecha a porta de um carro de luxo, a equipa selecionou os melhores materiais, com ajuste do formato da porta em décimos de milímetro, para reproduzir um som reconfortante e tranquilizador. Finalmente, para garantir o som de fecho de porta correto, antes do carro sair da fábrica de Kyushu os artesãos Takumi da Lexus ouvem, e quando necessário, ajustam cada porta UX numa sala especial – a “Sala Silenciosa”.
2. Bordado ‘Sashiko’ nos bancos em pele: O novo crossover UX pode ser encomendado com estofos em pele com pesponto “sashiko”, uma técnica de costura tradicional japonesa usada para os fatos de Judo e Kendo. Para um efeito visual distintivo que reflete a grelha frontal do crossover, os artesãos da Lexus costuram ao longo de curvas alinhadas com o padrão de perfuração e as saídas de ventilação dos bancos.
3. Controlos de ventilação com iluminação “wireless”: Para facilitar a operação, cada saída de ar do novo UX possui um único botão para controlar a direção e a intensidade do fluxo de ar. Os controlos de ventilação possuem uma luz LED sem fio alimentada por indução elétrica. Este detalhe ajuda o condutor ou o passageiro da frente a encontrar o controlador da ventilação no escuro. Além disso, o botão incorpora também um efeito único de profundidade, mesmo que o botão iluminado tenha apenas 3 mm de diâmetro.
4. Sistema de vidros elétricos sem silvo: Também a abertura e o fecho dos vidros elétricos do UX são cuidadosamente controlados para reduzir o ruído e a vibração. Além disso, para proteger o condutor e os passageiros, todos os vidros estão equipados com uma função anti-entalamento que impede que as mangas das camisas ou os dedos das crianças fiquem presos.
5. Limpa para-brisas inteligentes: O sistema limpa para-brisas do novo UX está equipado não apenas com um sensor automático, mas com capacidade de desacelerar gradualmente para não prejudicar a concentração do condutor. Subjacente ao espírito “Omotenashi” da Lexus (valor da cultura japonesa, seguido pela Lexus, e que se traduz em hospitalidade e em proporcionar experiências memoráveis) os limpa para-brisas param automaticamente quando uma porta se abre, de forma a evitar molhar os passageiros que entram ou saem.
6. Cobertura de bagageira: Detalhe igualmente demonstrador de grande atenção à funcionalidade, a cobertura da bagageira do UX pode ser dobrada como uma rede quando não estiver em uso e armazenada com o mínimo de obstrução.
7. Portas traseiras montadas com precisão: A montagem de todos os crossovers UX é realizada por artesãos da Lexus habilitados para o efeito, que usam tecnologia de ponta. Para garantir o bom funcionamento, todas as portas traseiras do UX e a abertura destas são medidas em cerca de 200 pontos de referência diferentes antes da montagem. O equipamento de medição digital utilizado permite também analisar diferentes temperaturas e humidade. Com base nestes dados, os artesãos podem ajustar cada porta traseira do UX para se ajustar exatamente, assegurando que funcionará perfeitamente durante muitos anos.

Publicidade Continue a leitura a seguir

É já no início de 2019 que o novo Lexus UX começa a circular nas estradas europeias, sendo um dos modelos de maior importância na gama da marca nipónica. Com um estilo agressivo e, ao mesmo tempo, imponente, este SUV compacto apresenta ainda uma série de características únicas que mostram bem a sua atenção ao detalhe.

Com foco na tecnologia híbrida, como não poderia deixar de ser, tratando-se da Lexus, o novo UX tem diversa tecnologia criativa a que se junta a afamada perícia artesanal dos mestres Takumi, especialistas no desenvolvimento e aplicação de diferentes materiais.

Cingindo-nos apenas ao seu aspeto de construção e tecnologia, há curiosidades tão peculiares no UX como a da colaboração com neuro-cientistas para criar o som de luxo ao fechar as portas…