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Novo Bentayga Extended Wheelbase tem os bancos mais avançados da indústria automóvel

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Observando o grande sucesso do Bentayga, a Bentley revelou uma nova variante desse SUV de luxo, diferenciando-se pela maior distância entre eixos (Extended Wheelbase), o qual assume o estatuto de novo modelo de topo da marca britânica.

Mais do que uma mera extensão, a Bentley garante que o Bentayga Extended Wheelbase é o resultado de um extenso programa de desenvolvimento e de investimento, procurando oferecer a melhor experiência possível para os ocupantes dos bancos traseiros desde a incorporação da filosofia Mulsanne, mantendo os pontos fundamentais das prestações sem esforço, construção de cuidado artesanal e personalização sem limites.

O sucesso do Bentayga é incontornável para a Bentley, com um total de 14.659 automóveis vendidos em 2021, representando um crescimento de 31% face ao ano de 2020, marcado pela pandemia de Covid-19 de forma mais severa. A marca concede que este segmento de SUV de luxo continua a crescer, sucedendo de certa forma ao legado do Mulsanne. A versão mais comprida deverá ser responsável por até 45% das vendas do Bentayga assim que começar a ser vendido no final deste ano, sendo apontado a mercados como o chinês ou o americano.

O Bentayga EWB apresenta uma distância entre eixos 180 mm superior à do modelo de base (de 2995 mm para 3175 mm), tendo recebido alterações na sua estrutura (‘body-in-white’), nomeadamente na zona inferior, painéis laterais, portas e tejadilho. Ainda assim, a equipa de design tratou de manter as linhas originais do SUV de luxo e as suas proporções. O comprimento é de 5322 mm, com o aumento a incidir totalmente na porta traseira.

Além do espaço que sai reforçado neste modelo, a Bentley adianta ainda que o novo Bentayga EWB incrementa o conforto e o luxo, com funcionalidades como a climatização automática ou bancos traseiros com ajuste postural. Os bancos Bentley Airline Seat são os mais avançados de sempre instalados num automóvel, com 22 vias de ajuste e um novo sensor de climatização associado.

No modo ‘Relax’, o banco pode reclinar até 40 graus, enquanto o banco do passageiro dianteiro é movimentado para diante, deixando à vista um apoio de pé revestido em couro. No modo ‘Business’, o banco move-se para uma posição mais direta, tornando o trabalho mais confortável. A tecnologia de climatização dos bancos possui sensores que medem a temperatura dos ocupantes e da humidade das superfícies, determinando em concordância se aplica calor, ventilação ou ambos em simultâneo.

Por outro lado, o sistema de ajuste postural faz micro ajustes à posição sentada e pontos de pressão, medindo a pressão através da superfície do banco. O sistema pode aplicar até 177 variações de pontos de pressão individuais através de seis zonas de pressão independentes.

O nível de detalhe e a atenção aos pormenores é bastante elevado, com novos estilos de pespontos com recurso a ferramentas digitais. Atrás, por exemplo, o novo estilo interior das portas traseiras inclui um design em ‘Metal Overlay in Veneer’, com recurso a uma faixa de metal de 0.07 mm de espessura incrustado na superfície do revestimento antes de a porta ser envernizada e polida.

Novas funcionalidades deste Bentley são a iluminação ‘Bentley Diamond Illumination’, na qual a luz é emitida através de pequenas perfurações ao nível dos revestimentos macios das portas, combinando modernidade com tradicionalismo. Com 24 mil milhões de combinações de personalização, dificilmente existirão dois Bentayga iguais no interior.

Dinamismo e refinamento em equilíbrio

A marca trabalhou afincadamente nas características do chassis e da dinâmica, mostrando-se em linha com as credenciais da Bentley. Para melhorar a dinâmica a alta velocidade e a agilidade em ambientes urbanos, o Bentayga EWB inclui direção às quatro rodas (com um raio de viragem 7% mais curto do que o do Bentayga base) e sistema de variação de amortecimento de série. Adicionalmente, conta igualmente com o Bentley ‘Dynamic Ride’, com recurso a uma barra estabilizadora ativa de 48 volts que permite variar a resistência em curva para melhorar o conforto, comportamento e controlo da carroçaria. Procurou-se também reduzir a intensidade das vibrações a bordo para viagens mais tranquilas e e refinadas.

Este modelo conta com o V8 turbo de 4.0 litros com 550 CV e 770 Nm, estando associado à caixa automática de oito velocidades. As prestações estão assim bem defendidas, com uma velocidade máxima de 290 km/h e aceleração dos zero aos 100 km/h em 4,6 segundos.