Publicidade Continue a leitura a seguir

Último MINI de combustão será lançado em 2025; Eletrificação total em 2030

Publicidade Continue a leitura a seguir

A MINI estabeleceu o seu caminho para a eletrificação total, prevista para o início da década de 2030: o primeiro modelo elétrico de nova geração chegará em 2023, enquanto o derradeiro modelo com motor de combustão será lançado em 2025. A ofensiva SUV também faz parte da estratégia para os próximos anos.

Atualmente, a marca britânica conta apenas com dois modelos eletrificados, um totalmente (Cooper SE) e outro em formato híbrido plug-in (Cooper SE Countryman ALL4), mas esta dupla foi já responsável por mais de 15% do total global de vendas na primeira metade de 2021. Mas será preciso esperar até 2023 para que seja apresentado o primeiro modelo elétrico de uma nova geração, num portefólio que irá incluir o MINI de três portas e um crossover, ambos no segmento dos automóveis compactos premium.

Porém, esses modelos terão igualmente a companhia de versões com motor de combustão interna, com a marca do Grupo BMW a manter aberta a escolha de motores a gasolina e Diesel altamente eficientes para os clientes que assim o desejem, até porque nem todas as regiões do mundo irão adotar ao mesmo tempo a eletrificação – essa é a razão pela qual a MINI assume o duplo esforço de ter versões 100% elétricas e de combustão. Será em 2025 que chegará ao mercado o único MINI com motor de combustão interna, sendo a sua ‘vida’ comercial representativa também do caminho para o final dos motores de combustão interna.

A MINI espera que em 2027, cerca de 50% das suas vendas globais correspondam a automóveis 100% elétricos. A partir da década de 2030 (ainda sem um ano definido), a MINI será totalmente elétrica, o que irá também repercutir-se nos modelos mais desportivos sob a sigla John Cooper Works.

A marca garante que está a trabalhar ativamente nos novos conceitos para os modelos dessa gama mais desportiva, tendo como objetivo transferir a “paixão pelo desporto motorizado para a eletromobilidade”.

Ofensiva nos crossovers

Outro traço muito concreto do plano da MINI para os próximos anos é o da aposta nos automóveis de estilo crossover ou SUV. Reconhecendo que este é um caminho para a rentabilidade, a MINI “compromete-se” com aquele segmento, permitindo à marca “combinar o prazer de condução tão típico da marca neste segmento com tecnologias motrizes sustentáveis”.

Assim, a MINI vai também oferecer um novo crossover no segmento mais compacto, apostando unicamente numa motorização elétrica. Paralelamente, o sucessor do atual Countryman chegará em 2023, com motor de combustão interna ou em versão elétrica.

A marca explica que o futuro Countryman terá um novo conceito para o segmento premium compacto, indo ao encontro “dos desejos de muitos clientes de mais espaço, conforto e de versatilidade melhorada”.