Publicidade Continue a leitura a seguir

12 perguntas difíceis que os seus filhos podem fazer no carro

Porque é que o céu não cai? Aquilo que conhecemos como céu e a sua cor azul é na verdade uma ilusão. Essa cor é apenas a luz do Sol refletida na atmosfera que envolve o planeta Terra. Assim, não há nada para cair, a não ser ar e luz.
Os carros podem voar? Um carro voador teria de levantar e aterrar na vertical em espaços muito limitados, como num parque de estacionamento de supermercado ou numa rua. Até ao momento, ainda ninguém conseguiu inventar um carro que levantasse voo e aterrasse verticalmente. Algumas pessoas e empresas garantem ter carros voadores, mas precisam, ainda assim, de uma pista para levantar e aterrar, como um avião. Alguns parecem-se mais com drones e podem fazê-lo na vertical, mas apenas voam por 20 ou 30 minutos, ainda precisam de muito espaço e não podem ser conduzidos numa estrada… Assim, parece que um carro voador a sério só daqui a muito tempo.
Posso apanhar uma queimadura solar através da janela do carro? Todos os vidros impedem a passagem de uma parte dos raios solares. Os vidros dos carros são, no entanto, compostos por uma camada de plástico ensanduichada entre duas camadas de vidro e isso bloqueia quase todos os raios solares que podem causar queimaduras. Mas, o Sol pode tornar o interior do carro (e os seus ocupantes) muito quentes através dos vidros, por isso recomenda-se que beba muita água e use protetor solar.
Quem é que ensinou o carro a conduzir? Uma pergunta pertinente que sê-lo-á ainda mais no futuro. Por enquanto, um carro ainda não se pode conduzir sozinho, mas um carro pode ajudar-nos de muitas formas. Por exemplo, pode travar por completo para impedir uma colisão ou manter-nos na faixa de rodagem correta. Consegue fazê-lo graças a uma série de sensores que conseguem ‘ver’ objetos e enviar os dados que adquirem para o computador central do carro, que assim toma decisões ao nível da direção, motor ou travões.
Os carros têm sentimentos? Não, mas alguns carros são muito sensíveis. Podem não sentir, mas podem ouvir quando falam para eles e responder a comandos vocais. Ou seja, podem ativar o telefone ou mudar a faixa do álbum de música. Alguns carros também podem sentir quando o condutor adormece ao volante e tentar despertá-lo ou parar o carro em segurança.
O nosso carro é um menino ou menina? Isso dependerá de onde vive: se viver em Portugal, é o carro, por isso é masculino na nossa linguagem, assim como também o é em espanhol. Mas em França já é ‘une voiture’, ou seja, uma menina. Depois, claro, há quem queira atribuir-lhe uma personalidade ou um nome carinhoso, mas isso depende de cada um.
Os carros têm pais? Centenas! Os carros têm diversos componentes que são desenvolvidos por equipas diferentes. As pessoas que desenham o exterior, o interior e toda a tecnologia a bordo, incluindo os motores, além de todos aqueles que os montam na linha de produção podem ser considerados como os pais dos carros.
Os hotspots WiFi podem servir para nos aquecer? Não, mas podem servir para nos tornar mais inteligentes. A sigla WiFi é o diminutivo para Wireless Fidelity e representa a tecnologia que nos permite conectar à internet sem que usemos fios. Os carros têm um transmissor que recebe WiFi a partir de sinais de rádio que são providenciados por transmissores móveis. Isso quer dizer que podemos ficar no carro e utilziar a internet para descobrir tudo o que queremos.
Estamos quase lá? Com a inclusão dos sistemas de navegação nos veículos, pode simplesmente redirecionar a atenção dos mais pequenos para os sistemas e evitar a repetição da pergunta…
O nosso carro é mágico? Não exatamente, mas podem certamente fazer alguns truques espetaculares. Pode-se abrir a bagageira passando o pé por baixo do para-choques traseiro ou utilizar gestos para acionar o ecrã tátil. Mas não tira coelhos de uma cartola. Ainda.
Porque é que tudo está ao contrário nos espelhos? Isso é apenas aparência. Não está ao contrário, mas depende da nossa perspetiva. Os espelhos funcionam quando fotões, partículas de luz, viajam contra o vidro e são refletidos. A imagem de tudo à frente de um espelho é refletida pelo mesmo caminho de onde veio. Se calçar uma luva na mão direita, ela continuará na mão direita no espelho.
Porque é que os aviões não batem as asas como os pássaros? Os pássaros e os insetos batem as asas, mas os helicópteros e os aviões têm motores. Os pássaros são leves e têm formas perfeitas para voarem porque não têm de transportar pessoas, pelo que podem voar batendo as asas. É precisa muita energia para que mesmo uma ave pequena consiga voar. Os aviões são mesmo muito pesados e levam pessoas e bagagens, pelo que precisam de outra forma de voar e usam motores e o efeito aerodinâmico para criar sustentação. Se um avião se movimentasse como uma ave, para cima e para baixo, batendo as asas, os passageiros iriam ficar muito enjoados e os aviões iriam precisar de muito mais combustível do que conseguem levar.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Qualquer pai ou mãe saberá que a curiosidade de uma criança conhece poucos limites, com perguntas que podem versar sobre os mais diversos temas. Sabia, a este respeito, que a média de perguntas diária que uma menina de quatro anos pode fazer é superior a 390 questões?

Sabemos que responder a todas as perguntas é tarefa complicada, em especial quando também tem de estar concentrado na estrada, mas nada melhor do que ficar já a conhecer algumas respostas para eventuais perguntas que os seus pequenos possam fazer durante uma viagem de carro, num trabalho efetuado pela Skoda.