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7 carros voadores que já existem na realidade

Aeromobil A empresa eslovaca Aeromobil quer construir aerocarros que sejam desportivos na estrada. O primeiro protótipo surgiu em 1990, mas este ano foi apresentado o quinto, o Aeromobil 4.0 (o terceiro foi o 2.5). Em relação ao 3.0, o 4.0 vê o motor Rotax de 80 cv dar lugar a um Subaru de 300 cv, para um peso de 600 kg.
I-TEC Maverick Parece um Citroën 2CV transformado em "hot rod", mas a hélice indica que pode circular no ar, com a ajuda de um para-quedas, transformando-se num paramotor. Só tem espaço para uma pessoa, mas o motor Subaru de 190 cv permite-lhe 64 km/h no ar e voar até 3000 metros de altitude durante três horas.
PAL-V One Originário da Holanda, é um autogiro com uma hélice que pode ser guardada sobre a carroçaria, transformando-o numa espécie de triciclo a motor. Com lugar para duas pessoas, pode atingir 180 km/h, com um alcance máximo de 500 km. O protótipo fez o seu primeiro voo em 2012.
Parajet Skycar Construído na Inglaterra em 2009, é mais um para-motor do que um aero-carro, com um para-quedas usado para sustentação ao mesmo tempo que usa uma turbina para mover o aparelho no ar. Tem dois lugares, um alcance de 320 km e uma altitude máxima de 4500 metros.
Plane Driven PD-1 Parece uma avioneta normal e até é um produto da Stoddard-Hamilton (hoje, Glasair Aviation). Derivado do Sportsman 2+2, tem uma envergadura de 11 metros, o que o limita a circular apenas em estradas abertas e largas, para as quais foi homologado como motociclo. Tem dois motores Yamaha.
Super Sky Cycle Desenvolvido pela Butterfly Aircraft em 2009, é um autogiro que também pode circular na estrada. As duas asas rotativas providenciam sustentação a um aparelho com tara de apenas 340 kg, mas só tem lugar para uma pessoa, desprotegida dos elementos. Em voo, atinge 130 km/h.
Terrafugia Transition Criado em 2006, só voou em 2009, mas é um dos projetos mais realistas para um carro voador. As suas asas são retráteis para caber numa garagem, mas quando estão estendidas têm uma envergadura de oito metros. O motor de 100 cv permite-lhe atingir 172 km/h no ar, em estrada gasta 11 litros aos 100.

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É quase garantido que o carro voador vai existir num futuro próximo, talvez já antes de 2030. A Uber tem planos para táxis voadores, empresas grandes como a francesa Airbus e a chinesa Ehang estão a desenvolver tecnologia para os seus futuros protótipos, e até a pequena Jetpack Aviation tem uma proposta para o setor.

Mas carros voadores já existem, e embora ainda não tenham muitos clientes, já de demonstraram cumprir os requisitos necessários para circular no ar e na estrada com toda a comunidade e segurança. Conheça sete modelos para os quais já pode preparar o livro de cheques.