Publicidade Continue a leitura a seguir

Este Bentley com 91 anos percorreu a América em 22 dias sem parar

FOTOS Gerard Brown
FOTOS Gerard Brown
FOTOS Gerard Brown
FOTOS Gerard Brown
FOTOS Gerard Brown
FOTOS Gerard Brown
FOTOS Gerard Brown
FOTOS Gerard Brown
FOTOS Gerard Brown
FOTOS Gerard Brown
FOTOS Gerard Brown

Publicidade Continue a leitura a seguir

Um Bentley demorou 22 dias a percorrer os Estados Unidos, do Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico. Pode não parecer muito impressionante, mas e se lhe dissermos que esse Bentley tem 91 anos, e que acabou de fazer uma viagem de 8000 quilómetros, só parando para os seus proprietários e pilotos comerem e dormirem. Normalmente, estes carros são tratados e como peças de museu e saem à rua muito raramente. Mas isso seria um destino inglório para um carro que é igual ao que venceu as 24 Horas de Le Mans em 1928.

O Bentley 4.5 de 1927 era conhecido por ser um modelo pesado, mas o seu motor de quatro cilindros e 16 válvulas, que debitava 130 cv, era muito moderno para a época. A caixa de velocidades requer alguma habituação, mas regra geral é fácil de manobrar. Por isso, era o carro ideal para Bill e Julie Holroyd participarem na terceira edição do Trans America Challenge. O desafio arrancou em Charleston, na Carolina do Sul, e prosseguiu pela interior da América até chegar a Seattle, mais de 8000 quilómetros depois. Pelo caminho, passou por temperaturas de 40 graus no sul do país, sobreviveu à tempestade tropical Alberta e conseguiu passar pela falta de ar dos 4300 metros de altitude da montanha Pikes Peak sem avariar o motor. Pelo caminho, passaram por Tupelo, cidade natal de Elvis Presley, onde foram entrevistados pela televisão local, e receberam uma mensagem de amigos na Suíça a dizer que os estavam a ver.

Para garantir quer tudo funcionava, Bill e Julie entregaram a preparação do carro a William Medcalf, considerado a autoridade principal em todos os modelos construídos pela Bentley antes da marca ser comprada pelo Grupo Vickers e fundida com a Rolls-Royce. Medcalf tem 22 anos de experiência na preparação destes carros, mas é fã da marca britânica desde que conduziu um Bentley clássico com 12 anos de idade. O preparador britânico conhece este exemplar intimamente, pois já o preparou para participar noutros eventos do género, incluindo o Classic Safari, o Sahara Challenge e o Rali Pequim-Paris, ao qual vai regressar no próximo ano.