M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Gostava de ter um Mini dos antigos? Se calhar, até ia ser engraçado. O que não falta para aí são carros do género, e até devem ser baratos, certo? Bem, alguns são. Outros são versões especiais que são muito procuradas por fãs do antigo carro britânico, fazendo aumentar os seus preços. E outros aumentam de preço porque tiveram donos famosos. Como este exemplar, que pertenceu a Paul McCartney e que vai a leilão na Worldwide Auctioneers.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Este Morris Mini Cooper S foi construído em 1965 e foi um de quatro exemplares encomendados por Brian Epstein, manager dos Beatles, que mandou criar estes modelos especiais para cada um dos membros da banda. O Mini de Ringo Starr, por exemplo, também já esteve à venda. Dos quatro Beatles, McCartney foi o que demonstrou ter um gosto mais apurado por automóveis. Um Aston Martin DB5 e um Lamborghini 400 GT que pertenceram ao música britânico estiveram no mercado no último ano.

O Mini de Paul McCartney foi modificado pela casa de tuning Harold Radford para incluir faróis duplos embutidos na grelha (uma particularidade da Radford), um teto de abrir de lona da Webasto, faróis traseiros retirados de um Aston Martin, jantes especiais, vidros elétricos (raros nos anos 60), um volante de três braços em madeira da Moto-Lita, acabamentos em madeira no habitáculo, bancos mais confortáveis com acabamentos em luxo e até um encosto de braço para o condutor. Mesmo sem estas modificações, o Morris Mini Cooper S já era exclusivo pelo seu potente motor 1.3 com dois carburadores.

Este carro foi usado por McCartney por pouco tempo. Apareceu no filme da turnê Magical Mystery Tour, de 1967, e depois foi vendido para os Estados Unidos, onde teve donos em Hollywood e Miami, sendo usado como carro do dia-a-dia, passando para as mãos de um colecionador em 2002, que o colocou em exposição num museu e em encontros de clássicos. Todos os seus proprietários preocuparam-se em manter o Mini em bom estado de conservação e em preservar a documentação e os detalhes que compravam que pertenceu a Paul McCartney.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.