Publicidade Continue a leitura a seguir

Cinco das mais bonitas viagens de comboio

Passagem de Cumbres: Operada desde 1880, esta linha de comboio segue pela fronteira entre o Colorado e o Novo México, nos Estados Unidos. Feita com máquina e carruagem clássicas, a viagem de 100 km passa por extremos de temperatura, ultrapassando os 3000 metros de altitude e passando ao lado de uma depressão montanhosa com 250 metros de profundidade, a Garganta Tolteca.
A Ponte do Diabo: O Circuito de Georgetown é mais uma linha operada no território da fronteira do Velho Oeste, no Colorado. Desde 1882 que este comboio antigo passa por esta linha, incluindo passando por uma daquelas pontes por cima de um precípio. Conhecida como Ponte do Diabo, tem uma altura de 35 metros, e é passada a baixa velocidade.
Linha Trans-Siberiana: A linha de comboio mais longa do mundo é a Linha Trans-Siberiana, com 9289 km. Foi criada em 1916 para unir o território do Império Russo, de Moscovo a Vladivostok, mas foi melhor aproveitada pela União Soviética e ainda hoje continua a ser expandida. O tempo de viagem varia com as condições do tempo, mas o ideal é fazê-lo em 12 dias.
Expresso do Oriente: Aqui, não é o cenário que é importante, mas a experiência. Originalmente criado em 1883 para ligar Paris a Istambul, o Expresso do Oriente perdeu a sua identidade em 1977, quando passou a parar em Viena de Áustria, e foi progressivamente desmantelado até 2009. Uma transportadora privada, a Venice-Simplon, passou a oferecer uma alternativa, um passeio turístico de Londres a Veneza, a partir de 1892, mas o negócio expandiu para outras linhas, ligando Paris a Istambul em agosto.
Expresso do Glaciar: Esta viagem é conhecida como "o expresso mais lento do mundo". Isto porque, apesar do nome, não é um comboio, mas é uma excelente oportunidade para passar por alguns dos locais mais emblemáticos dos Alpes Suíços, partindo de Saint Moritz e terminando em Zermatt, famosa estância de esqui ao lado do igualmente famoso pico Matterhorn.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Mesmo que quase todos os pontos importantes no planeta Terra estejam ligados por avião, ou que qualquer viagem no mundo industrializado possa ser feita facilmente por automóvel, há viagens de comboio que ainda vale a pena fazer. Seja pelo cenário, pelo destino final, pela aventura ou simplesmente pelo ambiente e pelo gosto de fazer uma viagem com todo o tempo do mundo. Apresentamos aqui algumas viagens interessantes, que vão do calor do velho oeste ao frio glaciar da Sibéria.