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10 protótipos automóveis que foram símbolos da era espacial

Alfa Romeo Carabo (Bertone) Desenhado por Marcello Gandini em 1968, era baseado no Alfa Romeo 33 Stradale, ele próprio uma versão de estrada do Tipo 33 de competição, com motor 2.0 V8 de 230 cv. O design foi reciclado por Gandini no Lamborghini Countach.
Aston Martin Bulldog Criado em 1979, era para ser o primeiro de uma série limitada, mas não foi produzido. Demasiado radical para a imagem da marca britânica, teria sido o carro mais potente da sua era, com um V8 biturbo de 700 cv.
BMW Turbo Criado em 1972 para comemorar a realização dos Jogos Olímpicos em Munique (a casa da BMW), o Turbo tinha o motor do 2002 Turbo, preparado para 280 cv. O seu design foi reciclado no modelo M1.
Citroën GS Camargue (Bertone) Foi pensado para ser uma versão desportiva do familiar compacto GS, mantendo os mesmos motores de baixa cilindrada. Mostrado em 1972, o seu design foi reciclado 10 anos depois no Citroën BX.
Ferrari Modulo (Pininfarina) Construído em 1970 pela Pininfarina com base no Ferrari 512 S de competição, tinha o mesmo motor V12 de 550 cv que o levava aos 350 km/h de velocidade máxima. Hoje pertence ao colecionador James Glickenhaus.
Lamborghini Bravo (Bertone) Apresentado em 1974, foi criado para ser um substituto do Urraco, o modelo de entrada de gama. Era para ter um V8 de 300 cv e fez 270 mil quilómeotros de testes, mas o projeto foi engavetado.
Lancia Stratos Zero (Bertone) Antecipa o uso do nome Stratos num veículo de produção em cinco anos, mas o protótipo de 1968 nada tem a ver com o carro de estrada. Apesar da aparência futurista criada por Marcello Gandini, usava o motor do Lancia Fulvia, com 132 cv.
Maserati Boomerang (Italdesign) Desenhado por Giugiaro em 1971, o seu design da era espacial estendia-se ao interior, com o painel de instrumentos dentro do volante, em posição fixa. Desde 1974 que faz parte de uma coleção privada.
Mercedes-Benz C111 Foi usado para estabelecer o recorde de carro mais rápido com motor rotativo Wankel. Os seus três rotores geravam 350 cv de potência, e em 1970 o carro foi medido a 300 km/h.
Porsche Tapiro (Italdesign) Foi criado em 1970 com base no Porsche 914/6, com o motor do 911 S, debitando 220 cv. Vendido em 1972 a um empresário espanhol, foi destruído dois anos por uma bomba montada por terroristas.

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Nos anos 70, os designers da indústria automóveis deixaram para trás as curvas que eram uma mistura de clássicos e psicadélico e começaram a criar carros com formas simples, fluidas e aerodinâmicas, retirando inspiração em ficção científica e nos foguetões que eram enviados em missões ao espaço sideral. A maior parte destes carros acabou por não ser produzida, mas inspirou uma nova geração de automóveis, onde o design passou a ser feito de forma mais eficiente.