Publicidade Continue a leitura a seguir

7 automóveis que não querem saber das regras

PANTHER 6 Robert Jankel trabalhava para o pequeno construtor britânico Panther, em 1977, quando decidiu reinventar o descapotável de luxo. Com seis rodas e motor 8.2 V8 biturbo, descobriu-se que era caro demais para passar à produção.
INTERNATIONAL JUNGLE YACHT Attilio Gatti era um explorador italiano que precisava de uma autocaravana para explorar o Congo, em 1937. A International Harvester criou um "iate terrestre", pois Gatti insistia em viajar em estilo.
ALFA ROMEO CARABO Em 1968, Marcello Gandini criou o primeiro carro da era espacial em forma de cunha, um protótipo que nunca foi produzido. Mas poucos anos depois levou o design para a Lamborghini, dando origem ao Countach. O design inspirou desportivos como o Maserati Bora ou Lotus Esprit
PEEL P50 É conhecido como o automóvel mais pequeno do mundo. Só com três rodas e lugar apenas para o condutor, tinha um motor de 50 cc, mas faltava-lhe a marcha-atrás. Mas não faz mal que era leve o suficiente para ser empurrado para a posição correcta. Foram vendidos 47 entre 1962 e 1965.
CARVER ONE Criado pela holandesa Carver Technologies em 2009, foi desenhado para responder às necessidades de transporte na cidade. As três rodas dão-lhe a estabilidade do carro enquanto a carroçaria inclina-se como se fosse uma moto.
ARIEL ATOM Dispensa apresentações hoje em dia, mas foi dos primeiros automóveis feito para oferecer a sensação de uma moto desportiva com a estabilidade do carro. Pesando pouco mais de meia tonelada, só precisa de um motor 2.0 para passar dos 100 km/h em 2,4 segundos.
AMPHI RANGER Não foi o primeiro, mas é um dos mais eficazes automóveis anfíbios. Construído entre 1985 e 1995 pela RMA, especializada em material militar, cada Amphi Ranger é quase um modelo personalizado, razão porque hoje são muito procurados. Era capaz de circular na água durante 20 horas.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Um automóvel é uma peça mecânica complicada, mas o conceito é simples de perceber. Não interessa se uso é familiar, desportivo, luxuoso ou profissional, é um veículo de quatro rodas, com motor, geralmente tapado, que pode andar na terra ou no asfalto, no estrada aberta ou na cidade. E tem que ter um design prático. Mas há quem tenha ignorado essas regras e feito carros com três rodas, com seis rodas, que andam na água ou que não são nada práticos. E há quem compre.