M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Conduzir em Espanha vai ter cada vez mais perigos para os automobilistas incautos que não prestam atenção às leis de trânsito. A Direção Geral de Trânsito do país vizinho já tinha colocado em ação os novos radares escondidos Velolaser, recentemente reduziu a velocidade máxima em estradas nacionais de 100 para 90 km/h, e agora vai colocar em ação novas câmaras para controlo de trânsito… montadas em drones.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A autoridade espanhola de trânsito vai ter 11 drones em operação a sobrevoar determinadas estradas. Estes drones vão compactos, podendo contar com uma autonomia de duas horas de voo e um radio de ação de 500 metros. Também vão poder circular à noite, pelo que vão poder viajar trânsito noturno de um modo completamente indetetável para os condutores.

Estes drones vão ser colocados a vigiar qualquer tipo de via, desde avenidas de grandes cidades a autoestradas, e vão estar equipados com câmaras de 13 megapixels. No entanto, não vão poder controlar as velocidades dos automóveis, pois esse equipamento seria mais pesado. Em vez disso, vão ser colocados à caça de outras infrações, incluindo ultrapassagens com tração contínuo, manobras perigosas e outras infrações do género. A câmara vai poder seguir automaticamente um carro, facilitando a identificação da sua matrícula e do seu condutor à distância. Também vão emitir um sinal para o veículo policial mais próximo, que poderá intercetar o condutor sem necessidade de o perseguir.