Publicidade Continue a leitura a seguir

Lancia Fulvia 1600 HF Competizione único no mundo procura novo dono

Publicidade Continue a leitura a seguir

Versão única de pista do Lancia Fulvia foi desenvolvido por De Tomaso para convencer o CEO da Ford a comprar a marca italiana.

No galarim da competição automóvel, ao lado do Stratos e do Delta, o Lancia Fulvia foi um verdadeiro embaixador da marca italiana. E de todas as versões conhecidas deste desportivo com palmarés incrível, nenhuma foi tão exótica e especial como o 1600 HF Competizione de 1969, um ‘one-off’ criado por Alejandro De Tomaso, proprietário da Ghia, empenhado em tentar convencer Lee Iacocca, CEO da Ford e seu grande amigo, a avançar com a compra da Lancia. A Fiat chegou primeiro…

Para a posteridade ficou esta maravilha de De Tomaso, quase tão exuberante quanto o Stratos e igualmente preparado para competir em pista ao mais alto nível.

Tom Tjaarda, responsável por carros tão míticos como o De Tomaso Pantera ou o Aston Martin Lagonda Coupé (também projetou o interior do Lamborghini Diablo), desenhou uma carroçaria radicalmente diferente da do Fluvia de fábrica, com os seus espetaculares faróis escamoteáveis e uma traseira sobrelevada em cunha com um avantajado aileron retráctil.

O motor V4 de 1.6 litros está 30 mm mais baixo para melhorar o centro de gravidade do carro e, consequentemente, a eficácia da dinâmica. Também o sistema de suspensões com braços oscilantes independentes foi alvo de trabalho minucioso, enquanto o depósito de alumínio na traseira e as janelas de plexiglas permitiram reduzir ligeiramente o peso do conjunto.

Único, especial e inimitável, este Lancia Fulvia 1600 HF Competizione, que chegou a ser modificado e testado para participar nas 24 Horas de Le Mans em 1970, está agora à venda por 120 mil euros.

O seu primeiro proprietário foi um sobrinho de Alfredo Vignale, que o conservou na garagem por mais de 20 anos. Mas mesmo assim, em 2014, já nas mãos do atual dono, o carro foi alvo de um completo restauro para se apresentar no estado impecável que as imagens documentam.