Publicidade Continue a leitura a seguir

Stellantis e LG Energy Solution juntam-se para a produção de baterias de iões de lítio

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Stellantis N.V. a LG Energy Solution anunciaram a celebração de um memorando de entendimento entre as duas empresas para a formação de uma joint-venture com vista à produção de células e módulos de bateria para a América do Norte.

As partes preveem que a joint-venture estabeleça uma nova infraestrutura de fabrico de baterias que ajude a concretizar o objetivo da Stellantis, de realizar mais de 40% das suas vendas nos EUA assentes em veículos eletrificados até 2030. Com o objetivo de iniciar a produção no primeiro trimestre de 2024, a fábrica pretende ter uma capacidade de produção anual de 40 gigawatts-hora.

As baterias produzidas nas novas instalações serão fornecidas às fábricas de montagem da Stellantis nos EUA, Canadá e México para serem instaladas na próxima geração de veículos elétricos, desde veículos híbridos plug-in a veículos totalmente elétricos alimentados a bateria, que serão vendidos sob a família de marcas da Stellantis.

A parceria nos veículos eletrificados entre as duas empresas remonta a 2014, quando a LG Energy Solution (então denominada LG Chem) foi selecionada pela Stellantis (então Fiat Chrysler Automobiles) para fornecer o sistema de baterias de iões de lítio e controlos para o Chrysler Pacifica Hybrid, o primeiro monovolume eletrificado da indústria. Com este anúncio, as duas empresas procuram solidificar, ainda mais, a sua parceria e continuar a alavancar os pontos fortes de ambas as empresas.

A Stellantis planeia investir mais de 30 mil milhões de euros até 2025 em eletrificação e no desenvolvimento de software, visando ao mesmo tempo continuar a ser 30% mais eficiente do que a indústria no que diz respeito ao Capex total e aos gastos em I&D vs as receitas.

A localização das novas instalações está atualmente a ser analisada, pelo que mais tarde serão partilhados pormenores adicionais. Prevê-se que os trabalhos de construção das instalações comecem no segundo trimestre de 2022.

A transação está sujeita a um acordo sobre a documentação definitiva e às condições habituais de encerramento, incluindo as aprovações regulamentares.