Publicidade Continue a leitura a seguir

Os Ferrari mais estranhos e extravagantes de sempre

Ferrari 408 4RM Se acha que o FF foi o primeiro Ferrari com tracção às quatro rodas, desengane-se. Em 1987 a Ferrari criou o 408 4RM, um estudo desenvolvido para testar um complexo sistema hidráulico de tracção às quatro rodas, que culminou neste bizarro modelo. O automóvel não era bonito, nem o sistema funcionava bem. Felizmente, só produziram duas unidades, estando uma delas actualmente na Galleria Ferrari.
Ferrari 408 4RM
Ferrari 408 4RM
Ferrari 408 4RM
Ferrari 408 4RM
Ferrari Rainbow Intitulado “Rainbow” e montado em cima do chassis do 308 GT4, este Ferrari teve o seu design assinado pela casa Bertone, que lhe tentou dar um look moderno e de acordo com o que seria um automóvel do futuro no anos 70. Uma das suas características mais curiosas era o hardop, que reclinando 90º, desaparecia por entre a parte detrás dos bancos e o motor, uma inovação muito à frente do seu tempo.
Ferrari Rainbow
Ferrari 365 GTC/4 Beach Car by Felber Sim, um Ferrari que parece ter sido feito para andar na praia. Este 365 GTC/4, sem portas e com um ar de buggy, teve o seu design assinado pela Michelotti e a carroçaria produzida pela Felber, para ser apresentado no Salão Automóvel de Genebra de 1976. Pode ter sido feito para as dunas, mas com um motor V12 de 320 CV, não deixa de estar imbuído do espírito Ferrari.
Ferrari 166MM Zagato Panoramica O 166MM Panoramica consegue ser feio e bonito ao mesmo tempo. Este modelo, que marca a primeira colaboração entre a Ferrari e a Zagato, é também o primeiro modelo Coupé da marca, tendo surgido pela exigência dos clientes de terem carroçaria Zagato mais leves para os seus novos Ferraris. Apenas um foi construído, e, tal como se fazia na época, rapidamente foi redesenhado em nome da competição.
Ferrari 166MM Zagato Panoramica
Ferrari Sigma by Pininfarina No final dos anos 60, ser piloto equiparava-se a um gladiador, e as mortes estavam-se a tornar comuns na Fórmula 1. Para tentar estancar estas fatalidades, a Pininfarina juntou-se à Revue Automobile e desenharam este protótipo criado à volta do chassis do Ferrari 312 e equipado com um motor V12. Apresentado em 1969, o Sigma nunca foi criado com o verdadeiro propósito de correr mas sim de ser usado como estudo para desenvolver novas medidas e standards de segurança automóvel.
Ferrari Mondial T PPG Pace Car Baseado no Ferrari Mondial, este modelo foi criado para servir de safety car na PPG Indy Car World Series no final dos anos 80. Construído pela Ferrari com o design do I.DE.A Institute, foi apresentado em 1989 no Champion Spark Plugs 300 em Laguna Seca. Originalmente custava um milhão de dólares, mas em 2004 a leiloeira Christie’s vendeu um exemplar por uns meros €70.500.
Ferrari Mondial T PPG Pace Car
Ferrari 360 Barchetta Gianni Agnelli mandou construir este Ferrari 360 Spider em estilo de Barchetta para oferecer como presente de casamento a Luca di Montezemolo, por isso sim, só existe um exemplar. E aparentemente Luca nunca soube da existência deste modelo pois Agnelli fez todos os esforços para o manter em segredo até ao dia do casamento, para o poder surpreender com o presente.
Ferrari Pinin by Pininfarina Apesar de ser apenas um automóvel conceptual, o Pinin é o único quarto portas alguma vez construído pela Ferrari, se não contarmos com as encomendas particulares dos 456 saloon. Desenhado pela Pininfarina para o Motor show de Turim de 1980, daí o nome Pinin, como tributo ao seu fundador Battista “Pinin” Farina, este protótipo foi criado para assinalar o 50º aniversário do lendário atelier de design italiano. Enzo Ferrari ainda ponderou produzir o automóvel, mas a ideia caiu por terra, existindo apenas um exemplar.
Ferrari 330 GT Speciale by Vignale Fredo Vignale era o homem responsável pela concretização da visão de Luigi Chinetti, o importador da Ferrari nos EUA, para uma versão shooting brake do luxuoso Ferrari 330 GT 2+2 no final dos anos 60. Vignale viria a morrer pouco depois, em 1969, sendo este a sua última criação
Ferrari GG 50 by Giugiaro Baseado no 612 Scaglietti, o Ferrari GG 50 foi desenhado por Giorgetto Giugiaro em 2005 para assinalar o seu 50º aniversário em design automóvel. Apresentado no salão de Tóquio em 2005, este automóvel conta com muitas modificações inspiradas na Fórmula 1.

Publicidade Continue a leitura a seguir

No ano em que se comemoram os 70 anos da maior marca de automóveis de sempre, e em que se vão fazer todas as retrospectivas sobre os grandes sucessos da Ferrari, decidimos olhar para aqueles modelos que não conseguiram conquistar um lugar na história da marca, e que olhando para eles, poucos acreditariam que saíram da casa de Maranello. Bem-vindos aos 10 Ferrari mais estranhos de sempre.