A empresa eslovaca Aeromobil quer construir aerocarros que sejam desportivos na estrada. O primeiro protótipo surgiu em 1990, mas este ano foi apresentado o quinto, o Aeromobil 4.0 (o terceiro foi o 2.5). Em relação ao 3.0, o 4.0 vê o motor Rotax de 80 cv dar lugar a um Subaru de 300 cv, para um peso de 600 kg.
I-TEC Maverick
Parece um Citroën 2CV transformado em "hot rod", mas a hélice indica que pode circular no ar, com a ajuda de um para-quedas, transformando-se num paramotor. Só tem espaço para uma pessoa, mas o motor Subaru de 190 cv permite-lhe 64 km/h no ar e voar até 3000 metros de altitude durante três horas.
PAL-V One
Originário da Holanda, é um autogiro com uma hélice que pode ser guardada sobre a carroçaria, transformando-o numa espécie de triciclo a motor. Com lugar para duas pessoas, pode atingir 180 km/h, com um alcance máximo de 500 km. O protótipo fez o seu primeiro voo em 2012.
Parajet Skycar
Construído na Inglaterra em 2009, é mais um para-motor do que um aero-carro, com um para-quedas usado para sustentação ao mesmo tempo que usa uma turbina para mover o aparelho no ar. Tem dois lugares, um alcance de 320 km e uma altitude máxima de 4500 metros.
Plane Driven PD-1
Parece uma avioneta normal e até é um produto da Stoddard-Hamilton (hoje, Glasair Aviation). Derivado do Sportsman 2+2, tem uma envergadura de 11 metros, o que o limita a circular apenas em estradas abertas e largas, para as quais foi homologado como motociclo. Tem dois motores Yamaha.
Super Sky Cycle
Desenvolvido pela Butterfly Aircraft em 2009, é um autogiro que também pode circular na estrada. As duas asas rotativas providenciam sustentação a um aparelho com tara de apenas 340 kg, mas só tem lugar para uma pessoa, desprotegida dos elementos. Em voo, atinge 130 km/h.
Terrafugia Transition
Criado em 2006, só voou em 2009, mas é um dos projetos mais realistas para um carro voador. As suas asas são retráteis para caber numa garagem, mas quando estão estendidas têm uma envergadura de oito metros. O motor de 100 cv permite-lhe atingir 172 km/h no ar, em estrada gasta 11 litros aos 100.
Quando Elon Musk teme que as “invenções” atinjam patamares perigosos, é motivo logo à partida para preocupações. Os carros voadores vão guilhotinar alguém, avisa o responsável.
O líder da Tesla, Elon Musk, é famoso pelas suas ideias futuristas e vanguardistas. No entanto, a imaginação do Diretor Executivo da marca norte-americana tem limites e não abrange os veículos elétricos. Para Musk, os carros voadores são autênticas ameaças áreas e um perigo para as pessoas.
Elon Musk alerta para o facto de que, com uma quantidade elevada de veículos voadores a deslocarem-se, alguém vai acabar por não cumprir uma adequada manutenção do seu veículo. Partindo deste pressuposto, o CEO Da Tesla acredita que a ausência de proteções dos componentes, por exemplo, pode resultar em consequências trágicas. Vão “guilhotinar alguém”, avisa Musk.
Esta forma de mobilidade tem evidentemente os seus benefícios, como o caso de resolver situações de trânsito intenso nas estradas. Ainda assim, será o preço a pagar a ameaça constante de ficarmos literalmente sem cabeça?
Miguel Policarpo/Turbo
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