Publicidade Continue a leitura a seguir

Táxi aéreo vai chegar atrasado aos céus das grandes cidades

Cora by Kitty Hawk
Cora by Kitty Hawk
Cora by Kitty Hawk
Jody Aviation "DIUx"
Jody Aviation "DIUx"

Publicidade Continue a leitura a seguir

São várias as empresas que estão a desenvolver veículos que possam servir como táxi aéreo ou veículo próprio para circular no espaço aéreo dentro das cidades. Esta proposta é considerada uma das formas mais eficientes para retirar tráfego das ruas das cidades, mesmo com a entrada em cena de veículos autónomos partilhados. Mas novos problemas legais poderão atrasar a chegada do táxi aéreo.

A julgar pela quantidade de projetos em curso, o mercado para este tipo de veículos ameaça ficar preenchido com bastante rapidez. Empresas como a Bell, Uber, Airbus e Elytron estão as empresas que querem ser as primeiras a ter um táxi voador pronto. O mesmo se passa com a Kitty Hawk e a Joby Aviation, mas estas agora são acusadas de estarem a fazer batota. A primeira, com o Cora, e a segunda, com um projeto ainda sem nome, terão falhado em revelar publicamente que estão a receber financiamento público, ficando em clara vantagem sobre as suas concorrentes.

De acordo com comunicados feitos por agências governamentais americanos, a Joby Aviation foi a primeira a receber um subsídio do Departamento de Defesa, no valor de 970 mil dólares (830 mil euros), seguindo-se depois a Kitty Hawk, com um subsídio de um milhão de dólares (855 mil euros), para o desenvolvimento do DIUx, ou Unidade de Inovação Experimental para Defesa. A ideia é criar veículos com baixo ruído, paragem instantânea e sistemas automáticos para navegação e aterragem. Ou seja, o que os táxis aéreos vão ser capazes de fazer.

Além do mais, nenhuma destas empresas tem problemas de financiamento, já que a Joby Aviation recebeu recentemente um investimento significativo por parte de uma divisão de pesquisa da Toyota, enquanto a Kitty Hawk tem na lista de acionistas ninguém menos que Larry Page, um dos fundadores do Google.