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Citroën vai vender os carros que fizeram a sua história a 20 mil euros

Type C 5HP (1924) Primeiro grande sucesso de vendas da Citroën, deverá custar entre 3000 e 6000 euros.
Berlingo Flanerie Sbarro (1999) Protótipo feito na Suíça, para uma versão estilo Méhari. Vale entre 9000 e 11 mil euros.
Méhari 4x4 (1979) Um dos 1213 exemplares da versão de tração às quatro rodas. 2000 a 4000 euros a precisar de restauro.
Eco 2000 SL10 (1984) Concept car sem motor, antecipou o Picasso em 15 anos. Estimado entre 8000 e 12 mil euros.
FAF (1980) Unidade de testes, pré-venda, com 6000 km. Entre 1500 e 3500 euros a precisar de restauro e matrícula.
C-Triomphe (2007) Unidade de pré-venda, concebido na China e nunca vendido na Europa. 8000 a 12 mil euros sem matrícula.
Xénia (1980) Protótipo que inspirou a criação do BX e do monovolume Evasion. 15 a 25 mil euros.
Rosalie 10L (1933) Modelo familiar, antecessor tradicional do Traction Avant. 3000 a 6000 euros a precisar de restauro.
BX GTi (1990) Versão desportiva da berlina familiar BX, com 125 cv e 21.500 km. 6000 a 10 mil euros.
Xantia Activa V6 (1997) Rara versão de luxo, um de 2600 exemplares com motor V6 e suspensão ativa. 5000 a 8000 euros.
Jumpy Atlante des Neiges (2007) Protótipo derivado do veículo comercial Jumpy. 15 a 20 mil euros a precisar de matrícula.
Pluriel Concepte (1999) Protótipo final do descapotável C3 Pluriel. Estimado entre 7000 e 9000 euros.
Traction Avante 11B "Laboratoire" (1953) Usado pela fábrica para testar evoluções da "Arrastadeira". 5000 a 7000 euros com 63 mil quilómetros.
AX Electrique (1995) Montra para uma potencial versão elétrica do AX. Estimado entre 1500 a 3500 euros.
Citela (1991) Concept car para um possível modelo citadino elétrico. Vale entre 10 e 12 mil euros.
Tubik (2010) Interpretação para um potencial regresso do comercial Série H. Entre 20 e 30 mil euros.

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A Citroën está a precisar de espaço no seu Conservatório, nos arredores de Paris, e vai desfazer-se de uma parte da sua extensa coleção, que inclui vários modelos históricos. No total, a marca francesa vai colocar à venda 65 automóveis, incluindo modelos de produção, protótipos e maquetes, tudo por preços até 20 mil euros.

A lista inclui um Traction Avant (conhecido em Portugal como “arrastadeira”) que foi usado como laboratório, nada menos que três Méhari equipados com tração integral, e alguns exemplares de carros dos anos 20 e 30, dos anos iniciais da marca. Há também um AX elétrico, um BX que participou em corridas em Espanha, e uma maquete (sem motor) do C-Elysée que correu no WTCC em Vila Real.

Além dos automóveis, a Citroën também vai colocar à venda várias peças de automobilia, incluindo o fato de competição que Jacky Ickx usou quando venceu o Dakar, um busto do fundador André Citroën, pósteres publicitários e até um simulador de condução. O leilão está marcado para o dia 10 de dezembro.