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Par de sapatos ‘irrita’ Ferrari

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As marcas automóveis são particularmente protetoras dos seus símbolos e denominações, havendo algumas que levam essa medida aos extremos. É o caso da Ferrari, que depois de ter entrado em ‘guerra’ no passado com o músico deadmau5 pela decoração do seu 458 Italia com grafismo do Nyan Cat, volta a ser notícia também pela aparente irritação para com o estilista Philipp Plein.

Tendo uma marca própria, Plein decidiu partilhar uma imagem dos seus novos sapatos junto ao seu próprio Ferrari, um 812 Superfast, mas a ideia não foi bem colhida pela marca de Maranello, cujos advogados enviaram uma carta a pedir que apagasse a sua publicação na rede social Instagram, num debate que dividiu opinião.

Através da publicação do próprio Philipp Plein no Instagram (abaixo), é possível ler uma parte da missiva enviada pelos responsáveis da Ferrari, com o autor da imagem, que se confessa “desapontado e enojado” pela atitude da marca. Plein confessa ser um apaixonado por carros e “especialmente pela Ferrari”, tendo comprado o seu primeiro carro “há dez anos e recentemente um para a minha mãe como prenda pelo seu aniversário”. O estilista escreve que “é absolutamente ridículo que um bom cliente receba uma carta desta de uma companhia como a Ferrari”, acrescentando que assim vão “perder clientes”.

Os sapatos da discórdia

Na carta que enviou para Philipp Plein, os advogados da Ferrari acusam o estilista de apropriação indevida da marca Ferrari para a promoção dos seus artigos, mas também estabelece uma nota de condenação pela forma como os seus modelos são usados nessas mesmas promoções.

“Nestas imagens, as marcas registadas da Ferrari são usadas outra vez para fins promocionais da sua marca e produtos, apropriando-se inadequadamente da boa publicidade a eles inerentes. O seu comportamento, no entanto, é ainda mais danoso e sério neste caso”, lê-se na carta também partilhada no Instagram, descrevendo em seguida o ponto da discórdia da Ferrari em relação às atividades de Plein.

“As marcas registadas e modelos de carros da Ferrari são associados nas suas imagens a um estilo de vida totalmente inconsistente com a perceção da marca Ferrari, em conjunção a modelos a efetuarem insinuações sexuais e utilizando os carros da Ferrari como adereços de uma forma que, por si só, é de mau gosto. Esse comportamento mancha a reputação da marca Ferrari e causa danos materiais suplementares”, lê-se ainda.

Esta última parte estará relacionada com o contrato de exclusividade que a Ferrari detém com a Puma para o fabrico de calçado: “Os licenciados selecionados pela Ferrari estão autorizados exclusivamente a usar as marcas registadas da Ferrari para produzirem e promoverem linhas de calçado com marca Ferrari”.