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3 tecnologias que tornam andar de moto mais seguro

CONTROLO DE ESTABILIDADE O controlo de estabilidade (mais conhecido como ESP, embora esta seja uma marca registada da Mercedes) já é comum em todos os automóveis. Ajuda a manter o carro estável nas curvas ajustando a força de travagem sobre cada roda. Isto é mais complicado nas motos, por só terem duas rodas, mas a Bosch conseguiu adaptá-lo e começou a ser adotado pelas marcas em 2014. Utiliza acelerómetros e giroscópios para ajustar a força de travagem em cada roda.
HEAD UP DISPLAY PARA CAPACETE Os motociclistas não se podem distrair do mesmo modo que os automobilistas para responderem a avisos de mudança de faixa ou olharem para câmaras transmitidas em ecrã. Entra em cena o head up display, que pode ser ligado a uma câmara virada para trás, e que exibe informação no campo de visão do motociclista. A Nuviz tem um sistema que se acopla ao capacete, enquanto a Reevu já tem um capacete com esta tecnologia integrada, incluindo uma câmara na parte de trás, que também faz a vez de espelho retrovisor.
AIRBAGS PARA MOTOCICLISTAS Instalar um airbag numa moto não é muito difícil, mas acaba por não ser muito útil se o motard for projetado. As marcas de equipamento resolveram este problema com a criação de coletes e casacos com airbag instalado. Estes têm sensores que detetam movimentos semelhantes a um acidente e ativam o airbag. Marcas como a Helite, Dainese e muitas outras têm vários modelos à escolha.

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Trocar o automóvel pela moto é uma proposta atrativa para muitos que trabalham em centros urbanos. Não só podem furar o trânsito como são mais fáceis de estacionar. Mas também causam receio a quem não está habituado a andar num veículo de duas rodas, só que a indústria está consciente disso e tem vindo a melhorar a segurança passiva com novas tecnologias para motociclistas.

Se andar de moto é mais perigoso que andar de carro, existem várias tentativas de reduzir o risco de acidente ou de danos físicos para o motard. Mostramos aqui três tecnologias à qual aqueles que andam de moto já se devem ter habituado nos últimos anos, mas que os automobilistas podem ainda não saber que também já podem encontrar em motociclos.