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Dez supercarros com nome de grandes homens dos automóveis

Mercedes SLR McLaren Stirling Moss Em 1955, Stirling Moss era piloto oficial da Mercedes, servindo como escudeiro de Juan Manuel Fangio a caminho do título de F1 deste, e conquistando uma vitória dominadora nas Mille Miglia, prova de estrada disputada no norte de Itália. Para homenagear Moss, um dos mais celebrados pilotos de todos os tempo, a McLaren construiu 75 unidades do Mercedes SLR com uma carroçaria semelhante à do 300 SLR que Stirling Moss levou à vitória nas Mille Miglia.
Ford Shelby Mustang Muita da história de Carroll Shelby como construtor automóvel foi em associação com a Ford, que fornecia os motores para o famoso desportivo Cobra. Shelby construiu depois a primeira geração de Shelby Mustangs. A Ford resolveu homenagear esta ligação e desde 2005 que as versões mais desportivas do Mustang usam o nome do antigo vencedor de Le Mans, sem qualquer mêncão à Ford no carro.
Maserati Alfieri A sua produção ainda não está confirmada, mas espera-se que este protótipo substitua o Maserati Granturismo. Alfieri era o melhor engenheiro entre todos os seus irmãos, que trabalharam para várias marcas antes e depois de fundarem a Maserati, que ainda hoje sobrevive.
Pagani Huyara BC "BC" significa Benny Caiola, um empresário italiano que chegou a ser dono da maior coleção privada de Ferraris do mundo. Fora a Ferrari, Caiola só gostava de carros da Pagani, chegando mesmo a passar um cheque pessoal aos mecânicos da marca. Depois de Caiola morrer, Horacio Pagani resolveu homenagear o seu benfeitor com uma série limitada do Huayra.
Chevrolet Corvette C5 Ron Fellows Ron Fellows foi um piloto canadiano, cujo nome não dirá muito à maioria do público. Mas os seus serviços à General Motors valeram esta homenagem, que incluíram não só o seu trabalho como piloto de testes como também as cinco vitórias à classe nas 24 Horas de Le Mans e a vitória à geral nas 24 Horas de Daytona.
Ferrari Pininfarina Sergio Existem muitos carros com o nome Pininfarina, pois a casa italiana de design foi responsável pela criação de muitos automóveis em toda a sua história. Mas esta série limitada de apenas seis unidades, derivada do Ferrari 458, homenageia especificamente o nome de um membro da família, aquele que mais contribuiu para a identidade moderna da marca italiana.
Lamborghini Gallardo Valentino Balboni Valentino Balboni trabalhou durante anos como piloto de testes da Lamborghini, refinando os produtos da marca italiana a um nível que os colocava à parte de qualquer outra marca de desportivos em todo o mundo. Balboni testou 80 por cento de todos os carros construídos pela Lamborghini desde 1963, e os responsáveis da marca reconheceram o seu contributo com esta série especial limitada.
Bugatti Veyron Ettore Bugatti Não bastava que este modelo tivesse o nome do antigo piloto Pierre Veyron, a marca francesa resolveu homenagear o fundador Ettore Bugatti com este exemplar único, último de uma série de homenagem a "lendas" da marca, que incluiu modelos individuais para o filho de Ettore, Jean Bugatti, que morreu a testar um futuro modelo da marca, o Jean-Pierre Wimille, que teria sido campeão de F1 em 1948... se o campeonato não tivesse começado apenas dois anos depois.
Acura NSX Alex Zanardi Alessandro Zanardi era um piloto promissor antes de chegar à F1, mas a sua breve passagem pela Lotus, onde foi colega de Pedro Lamy, não deixou grande impressão. Como muitos ex-pilotos de F1, Zanardi foi para os Estados Unidos, onde rapidamente estabeleceu o seu dominio, sagrando-se campeão na Champ Car em 1998 e 1999. Como a sua equipa usava motores Honda, importador americano criou uma versão especial do NSX (vendido na América sob a marca Acura) como homenagem pelos seus resultados desportivos, com apenas 51 unidades construídas.
Ferrari Enzo Depois do final da produção do F50, a marca italiana resolveu homenagear o seu fundador, Enzo Ferrari, com o nome do seu próximo supercarro. Apenas foram produzidas 453 unidades, com todos os proprietários escolhidos a dedo. Ironicamente, Enzo Ferrari tinha desdém por todos os seus clientes.

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Os supercarros já chamam a atenção pelas suas performances, com potências de 600, 800 ou até 1000 cv e ainda mais. Também são capazes de ultrapassar os 300 e 320 km/h, chegando mesmo aos 350 ou até 400 km/h. Mas mesmo com estes números impressionantes, os supercarros também precisam de algo que faça com o que o grande público preste atenção à marca: um grande nome. E às vezes não há melhor opção que pegar no nome de uma pessoa e homenageá-la batizando um automóvel.

Geralmente, as marcas homenageiam os seus fundadores, designers, engenheiros ou pilotos de competição associando o seu nome a um supercarro já existente. É o caso do Acura NSX Alex Zanardi, do Mercedes SLR Stirling Moss ou do Lamborghini Gallardo Valentino Balboni, modelos que receberam estes apêndices para associar a sua imagem desportiva ao nome de pessoas que contribuíram para essa mesma homenagem, conquistando títulos de campeão ou garantindo que um automóvel tem um comportamento acima do esperado para um veículo com valores ridiculamente altos de potência. Para os amantes destas marcas, estes são nomes que vale a pena conhecer, por serem pessoas importantes para a história.

Noutros casos, as marcas escolhem batizar o supercarro diretamente com o nome de uma pessoa importante. São poucas pessoas que merecem essa honra, como Pierre Veyron e Louis Chiron para a Bugatti, ou os fundadores de marcas como Enzo Ferrari e Ettore Bugatti e até designers como Sergio Pininfarina, cujos projetos iniciais já eram ambiciosos e marcantes o suficiente para garantir que, décadas depois, os seus fãs assumissem a direção das suas marcas e quisessem presta a maior homenagem possível.