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Carros voadores vão “guilhotinar alguém”

Aeromobil A empresa eslovaca Aeromobil quer construir aerocarros que sejam desportivos na estrada. O primeiro protótipo surgiu em 1990, mas este ano foi apresentado o quinto, o Aeromobil 4.0 (o terceiro foi o 2.5). Em relação ao 3.0, o 4.0 vê o motor Rotax de 80 cv dar lugar a um Subaru de 300 cv, para um peso de 600 kg.
I-TEC Maverick Parece um Citroën 2CV transformado em "hot rod", mas a hélice indica que pode circular no ar, com a ajuda de um para-quedas, transformando-se num paramotor. Só tem espaço para uma pessoa, mas o motor Subaru de 190 cv permite-lhe 64 km/h no ar e voar até 3000 metros de altitude durante três horas.
PAL-V One Originário da Holanda, é um autogiro com uma hélice que pode ser guardada sobre a carroçaria, transformando-o numa espécie de triciclo a motor. Com lugar para duas pessoas, pode atingir 180 km/h, com um alcance máximo de 500 km. O protótipo fez o seu primeiro voo em 2012.
Parajet Skycar Construído na Inglaterra em 2009, é mais um para-motor do que um aero-carro, com um para-quedas usado para sustentação ao mesmo tempo que usa uma turbina para mover o aparelho no ar. Tem dois lugares, um alcance de 320 km e uma altitude máxima de 4500 metros.
Plane Driven PD-1 Parece uma avioneta normal e até é um produto da Stoddard-Hamilton (hoje, Glasair Aviation). Derivado do Sportsman 2+2, tem uma envergadura de 11 metros, o que o limita a circular apenas em estradas abertas e largas, para as quais foi homologado como motociclo. Tem dois motores Yamaha.
Super Sky Cycle Desenvolvido pela Butterfly Aircraft em 2009, é um autogiro que também pode circular na estrada. As duas asas rotativas providenciam sustentação a um aparelho com tara de apenas 340 kg, mas só tem lugar para uma pessoa, desprotegida dos elementos. Em voo, atinge 130 km/h.
Terrafugia Transition Criado em 2006, só voou em 2009, mas é um dos projetos mais realistas para um carro voador. As suas asas são retráteis para caber numa garagem, mas quando estão estendidas têm uma envergadura de oito metros. O motor de 100 cv permite-lhe atingir 172 km/h no ar, em estrada gasta 11 litros aos 100.

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Quando Elon Musk teme que as “invenções” atinjam patamares perigosos, é motivo logo à partida para preocupações. Os carros voadores vão guilhotinar alguém, avisa o responsável.

O líder da Tesla, Elon Musk, é famoso pelas suas ideias futuristas e vanguardistas. No entanto, a imaginação do Diretor Executivo da marca norte-americana tem limites e não abrange os veículos elétricos. Para Musk, os carros voadores são autênticas ameaças áreas e um perigo para as pessoas.

Elon Musk alerta para o facto de que, com uma quantidade elevada de veículos voadores a deslocarem-se, alguém vai acabar por não cumprir uma adequada manutenção do seu veículo. Partindo deste pressuposto, o CEO Da Tesla acredita que a ausência de proteções dos componentes, por exemplo, pode resultar em consequências trágicas. Vão “guilhotinar alguém”, avisa Musk.

Einstein testou um carro voador? Vídeo descoberto mostra esse curioso momento…

Esta forma de mobilidade tem evidentemente os seus benefícios, como o caso de resolver situações de trânsito intenso nas estradas. Ainda assim, será o preço a pagar a ameaça constante de ficarmos literalmente sem cabeça?

Miguel Policarpo/Turbo