Cerca de meio milhar de agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) estiveram este fim de semana envolvidos em mais de 80 operações nos concelhos da Área Metropolitana de Lisboa para sensibilizar os cidadãos para as normas do estado de emergência decretado devido à pandemia de covid-19.
As operações, indica a PSP em comunicado, realizaram-se em 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa e tiveram como principal objetivo, “aparte a componente rodoviária e sancionatória, a sensibilização dos condutores que se deslocam por motivos que não se enquadram nas normas do quadro legal do estado de emergência”.
Nas operações, “direcionadas para os principais eixos rodoviários, centros urbanos e zonas de concentração de pessoas”, estiveram “quase 500 polícias” de diversas valências, nomeadamente dispositivo territorial, trânsito e componente de ordem pública. Ao todo foram detidas 29 pessoas, por diferentes motivos: condução sem carta (12 detenções), condução sob efeito de álcool (duas detenções), tráfico de droga (oito detenções), furto (uma detenção), desobediência (três detenções) e mandados de detenção pendentes (três).
Nestas operações foram também apreendidas 370 doses de haxixe e cinco doses de heroína, além de cinco viaturas.
Vigilância é para manter
Aquela força da autoridade também já fez saber que “continuará a envidar esforços visando sancionar os comportamentos que violem o quadro extraordinário em vigor, e, em consequência, contribuir para atenuar os efeitos potencialmente negativos e danosos para a saúde pública de todos os cidadãos”, lê-se na nota.
A PSP reitera ainda o apelo a todos os cidadãos para “o cumprimento rigoroso” das orientações da Direção-Geral da Saúde e da polícia, para a quebra do maior número de cadeias de contágio e sua contenção.
Com Lusa.







































