A Toyota parece empenhada em provar que os veículos 100% elétricos farão parte da sua fórmula de mobilidade, ocupando lugar de destaque no portefólio do fabricante, ao lado dos híbridos e dos modelos com pilha de combustível. Na edição deste ano do Salão de Tóquio, a marca japonesa apresentará uma mão-cheia de novidades. Entre elas, o citadino Ultra compact BEV, em estreia absoluta naquele certame.

As primeiras imagens já foram divulgadas e mostram, desde logo, que o Ultra-compact é automóvel que faz juz ao nome, medindo apenas 2,49 metros em comprimento, menos 20 centímetros do que um smart fortwo. O habitáculo tem capacidade para dois ocupantes e a Toyota garante que, em Tóquio, o modelo já se apresentará em estado “pronto para produção”, devendo estar disponível para comercialização no início do próximo ano, apenas no mercado japonês.

O Ultra-compact BEV foi pensado especificamente para atender «às necessidades diárias de mobilidade de clientes que fazem viagens regulares de curtas distâncias, como idosos, condutores recém-encartados e empresários», podendo percorrer até 100 km com uma única carga de bateria. Já a velocidade máxima está limitada a 60 km/h, para ‘proteção’ da autonomia, faltando apenas revelar a potência e a capacidade do pack de baterias.

No certamente japonês, a Toyota mostrará ainda curiosa versão comercial deste modelo, com as mesmas soluções técnicas, mas dispondo de um único lugar a bordo e mais espaço para arrumar bagagens e outros volumes.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.