A perspetiva de virem a pagar mais IUC pelos seus automóveis matriculados antes de 2007 não está a agradar a milhares de portugueses. Vista como uma medida de cariz ambiental para penalizar os automóveis antigos que são mais poluentes, mas também compensatória, já que o Estado irá recuperar aí a receita perdida com o desconto de 30% nas antigas autoestradas sem custos para o utilizador (ex-SCUT) do Interior e Algarve, o aumento do IUC não está a ser bem visto pelos proprietários desses veículos, que consideram ser uma medida injusta.
Em resposta, uma petição online vem exigir ao Governo que reconsidere a medida apresentada em OE, referindo-se que “a maioria dos proprietários de veículos registados antes de julho de 2007 pertence a grupos sociais economicamente mais vulneráveis, uma vez que, se tivessem condições financeiras mais favoráveis, poderiam trocar de veículo regularmente”.
Em contrapartida, os autores da petição propõem que também os proprietários dos veículos elétricos passem a pagar IUC pelos seus automóveis “de acordo com a potência dos seus motores” sem que sejam sujeitos à taxa adicional de carbono aplicada aos veículos com motor de combustão.
Quanto à vertente compensatória em função do desconto de 30% nas ex-SCUT do Interior e do Algarve, é também apontando na petição que “estas antigas scuts [SIC] deveriam ser de acesso gratuito, uma vez que foram parcialmente financiadas com fundos da União Europeia e a gratuidade era o seu propósito inicial”.
Até ao momento de escrita deste artigo, já assinaram a petição perto de 171.000 cidadãos (170.881).