Publicidade Continue a leitura a seguir

6 carros aventureiros 4×4 por menos de 30 mil euros

Publicidade Continue a leitura a seguir

O mercado automóvel está cheio de SUVs, todos com aparência aventureira, tetos altos e suspensão levemente acima do que é normal para uma berlina familiar. Mas a maioria destes carros não tem qualquer característica que lhe permita sair de estrada, e realmente são usados essencialmente para andar na cidade ou, no máximo, para passeios com a família. Mas mesmo com esta tendência ainda existem modelos aventureiros, equipados de série com tração às quatro rodas, com preços acessíveis. Aqui mostramos seis exemplos abaixo dos 30 mil euros.

Vale a pena notar que algumas marcas mais tradicionais no segmento dos TT, como a Land Rover ou a Jeep, não tem um modelo capaz de fazer offroad a um preço tão baixo. Das marcas japonesas que outrora também ostentavam orgulhosamente verdadeiros TT na gama, apenas a Suzuki se mantém representada, com nada menos que dois modelos, incluindo o Ignis, um dos dois que custa menos de 20 mil euros. No caso do Vitara, selecionámos a versão a gasolina, mas também existem variantes Diesel por menos de 30 mil euros.

Da Europa, vale a pena mencionar o Dacia Duster, ainda na geração anterior, cujo topo de gama está equipado com tração integral, enquanto a Fiat oferece o Panda Cross, um verdadeiro TT de dimensões compactas e três modos selecionáveis para circular fora de estrada. Tal como no Suzuki Vitara, o motor a gasolina é mais barato, mas a variante Diesel também cumpre os critérios, e até custa menos de 20 mil euros.

Mas o mais surpreendente é a presença da Mazda e da Hyundai nesta lista de aventureiros. A primeira com a variante 4×4 do CX-3, que é capaz de se meter nalgumas aventuras, apesar da marca não ter grande tradição no segmento TT, com exceção das picks-ups. Da Hyundai, o Kauai com motor 1.6 turbo é mais visto como um desportivo, mas a tração às quatro rodas dá-lhe argumentos para enfrentar alguns caminhos fora de estrada.