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Os recordes de velocidade ao longo do tempo

Este automóvel francês tinha a particularidade de ser alimentado por um propulsor elétrico. Atingia os 62.76 km/h, o mais rápido do mundo em 1898.
Jamais contente roubou o recorde ao anterior automóvel. Também francês e também alimentado por eletricidade, foi o primeiro carro a alcançar os 100 km/h.
Capaz de desenvolver 90cv a partir de um bloco de 11.9l, este DMG Mercedes Simplex acelerava até aos 156 km/h.
[Nesse mesmo ano, o Gobron-Brillié estabelecia novo recorde: 167 km/h, com recurso a um motor de 15l.
"A besta de Turim". Este Fiat parecia um foguetão até no motor: um gigantesco bloco de 28l, capaz de debitar potências próximas de 300cv.
Um verdadeiro raio solar. O motor V12 de 18.3l produzia 350cv de potência.
Apesar do nome, o Sunbeam 1000cv tinha, na verdade, cerca de 890cv. Ainda assim, equipado com dois motores V12, conseguiu acelerar até aos 328 km/h.
Dispensa apresentações. Este "rocket" utilizava um motor de 36.7l sobrealimentado, capaz de debitar mais de 2200cv de potência.
Este "pássaro azul" atingiu os 648 km/h em terras da Austrália.
O The Blue Flame começou a ser produzido em 1965 e utilizava Gás Natural Liquefeito e uma solução altamente concentrada de peróxido de hidrogénio.
Equipado com o motor a jato Rolls-Royce Avon, o Thrust 2 acelerou até aos 1018 km/h.
Foi preciso outro modelo da Thrust para o recorde de velocidade ser "esmagado". O SSC foi o primeiro e único automóvel a ultrapassar a barreira do som, alcançando os 1228 km/h
A meta é ultrapassar as 1000 mph (1609 km/h) em 2020. Antes, em 2019, o Bloodhound SSC ainda vai fazer um "teste" até aos 805 km/h.

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Os automóveis, como todos os veículos terrestres, estão cada vez mais rápidos, surpreendendo através de recordes estabelecidos – alguns deles verdadeiramente inacreditáveis e incríveis. Conheça a história da velocidade dos automóveis e veja a sua evolução através de recordes desde o século XIX.

Nos dias de hoje é quase “obrigatório” que um automóvel atinja os 200 km/h, uma referência de velocidade que nos anos 80, por exemplo, estaria ao alcance de poucos carros. Ainda dentro da lei, os 120 km/h, limite máximo das estradas portuguesas, são facilmente cumpridos por qualquer carro moderno. Mas nem sempre assim foi e os recordes dão noção de como o mundo automóvel evoluiu, neste caso no que respeita à velocidade. Atingir os 418 km/h em menos de um quilometro nunca foi tão “fácil” ao passo que, em 1927, nem o Sunbeam com 890cv alcançava tal velocidade. Entre nesta viagem e conheça a história da velocidade através da apresentação dos recordes alcançados em diferentes anos.

Miguel Policarpo/Turbo