Publicidade Continue a leitura a seguir

Laranja, a cor clássica da McLaren

Fórmula 1: A McLaren começou a usar o laranja em 1968 com o M7A. Em 1966 e 1967, tinha usado tons variados de vermelho, com riscas verdes ou brancas. Continuou com o laranja até ao M19C, em 1971, com autocolantes discretos da Shell ou da Gulf, conforme os anos, como único patrocinador. Isso acabou em 1972, quando passou a ser patrocinada pela seguradora Yardley.
Can-Am: Antes da McLaren ser competitiva na F1, dominava estas corridas americanas para carros 'ilimitados', entre 1966 e 1973. O M8F de 1970, por exemplo, tinha motor 8.1 V8 de 740 cv, contra os 430 cv do Ford Cosworth DFV 3.0 usado na F1. A McLaren usou estas cores até 1973 na equipa oficial (os carros vendidos a clientes usavam outras cores), abandonando depois o campeonato.
Indianapolis: A McLaren estreou-se em 1970, com uma equipa oficial e com carros para clientes. Enquanto os clientes usavam as cores dos patrocinadores, a McLaren Cars continuou a usar o laranja (com patrocínios discretos da Reynolds Aluminum, Gulf e Hy-Gain) até 1973, com várias evoluções dos modelos M15 e M16. Em 1974, o laranja tradicional deu lugar ao verde da Gatorade.
Outras fórmulas: Além da F1 e IndyCar, a McLaren também construiu monolugares para as categorias Fórmula 2 (na época com motores 1.6 de quatro cilindros) e FA/F5000 (com motores Chevrolet V8 derivados de série). Embora raramente tivesse uma equipa oficial, existiram vários carros pintados de cor-de-laranja, especialmente o M10A e M10B de 1968 e 1969.
M6 GT: O primeiro McLaren de estrada é o F1 de 1993, mas antes disso a empresa britânica tentou construir um carro desportivo, o M6 GT. Anunciado em 1968, foi abandonado em 1969 devido a dificuldades para garantir a produção mínima de 50 carros. Bruce McLaren ainda completou um carro, para uso pessoal, que guiava a toda a velocidade de casa para a fábrica, para ninguém o ver.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Ainda não tem confirmação oficial, mas é quase certo que a McLaren vai regressar à sua cor tradicional, o laranja, na temporada de Fórmula 1 deste ano. Esta é uma decoração que a equipa britânica não usa há mais de 40 anos, mas que nos primeiros anos foi uma parte importante da personalidade da McLaren em pista, tanto na F1 como noutras corridas em redor do mundo. Vamos recordar como eram estes McLaren cor-de-laranja.