/António Mexia. “Onde quer que estejamos, este caminho só se faz se houver cooperação”

António Mexia. “Onde quer que estejamos, este caminho só se faz se houver cooperação”

No arranque da cimeira Portugal Mobi Summit, o CEO da EDP avisou que os desafios da sustentabilidade são lutas diárias que têm de envolver todos os agentes – dos empresários, aos governos, passando pelas instituições e por cada um de nós.

O tempo é de mudança e o ponto de partida são as alterações climáticas. António Mexia, CEO da EDP foi direto ao assunto, lançando o tema para o arranque da cimeira internacional Portugal Mobi Summit, que começou esta manhã no campus da Nova SBE, em Carcavelos: “Como vamos viver nas cidades e como nos vamos movimentar é a interrogação que está em cima da mesa.” E a mobilidade assume um papel central, tendo em conta que só o setor dos transportes representa 25% das emissões totais.

“Sabemos onde queremos chegar, o que temos de descobrir é qual o caminho que vamos seguir”, adverte António Mexia, ressalvando a importância de não só atingir as metas de descarbonização para as próximas décadas, como também de ultrapassá-las com o recurso à investigação e tecnologias. A EDP, aliás, está “há mais de uma década comprometida” com este desafio, procurando uma “visão holística”, que integra vertentes de negócios, sociais e ambientais. “O trabalho começa pela liderança do exemplo e da cooperação pelas causas comuns.”

O debate – defende o CEO da EDP – envolve um conjunto alargado de empresas, de comunidades, de centros de investigação, de parceiros públicos e privados, de governos e de cada um dos habitantes deste planeta. “Esta é uma luta diária e é sobretudo uma luta de todos”, conclui o presidente executivo da EDP, salientando que os dois dias em que o Mobi Summit decorre serão oportunidades únicas para trocar ideias, refletir e debater sobre as novas formas de negócios que têm de colocar a sutentabilidade do planeta na linha da frente de todos os desafios a superar: “Onde quer que estejamos, este caminho só se faz se houver cooperação e capacidade legislativa para não travar a inovação”, remata António Mexia, ressalvando que Portugal tem sabido fazer o caminho para a transição energética.

The post António Mexia. “Onde quer que estejamos, este caminho só se faz se houver cooperação” appeared first on Portugal Mobi Summit.