O dia em que atirei um Leon Cupra…

Há quem diga que a vida de jornalista automóvel é repleta de mordomias e benesses, numa espécie de inveja encapotada, mas bem-disposta, enquanto outros há que não fogem muito da ideia de que falar de…

‘I want to ride my bicycle!’

Como na canção dos Queen, por estes dias parece que toda a gente quer andar de bicicleta. O veículo tal como o conhecemos surge no final do século XIX e passada a estranheza inicial a…

O dia em que o Lotus vestido de…

21 de abril de 1985. Passados 35 anos, esta data preenche ainda hoje a memória de todos os apaixonados do automobilismo. Acontecimentos que, não raras vezes, são usados como exemplo nas palestras de motivação e…

200 insetos por hora

Em catraio desenvolvi um método muito próprio de medir a velocidade a que o meu pai conduzia o seu Ford Taunus. Um conta-insetos pessoal. Quantos mais insetos fossem esmagados contra o para-brisas, grelha frontal e…

BMW 2002, o santuário secreto

Desde há muito que a paixão pelos automóveis em geral me corre nas veias, mas houve um automóvel que mudou por completo a minha vida, um BMW 2002 de 1969. No caso, um automóvel pertencente…

As mulheres que mandam nos carros

Já depois do jantar no evento de apresentação da mais recente geração dos smart fortwo e forfour, que decorreu em Barcelona, em 2014, o ambiente descontraiu-se no restaurante. As vozes soltavam-se entre os diversos grupos…

Elétricos são o novo premium (mas pouca gente…

Nos últimos dois trimestres de 2018, o mercado norte-americano foi atingido por um fenómeno inédito. Pela primeira vez em várias décadas, um construtor americano conseguiu a liderança do sector premium. E, mais surpreendente ainda, conseguiu…

O Carocha do Senhor Casimiro

Li há poucos dias uma crónica de Vitor Belanciano, Não Ter Carro, em que o jornalista do Público afirma que o carro ocupa um campo desmesurado na sociedade portuguesa. “Na redefinição do espaço urbano, na…

Vacine-se contra a febre dos SUV

O mercado automóvel europeu foi assolado por uma febre. Um em cada quatro carros vendidos são SUV. É um imaginário da aventura e evasão que desperta este estado febril, mesmo nos mais sedentários e urbanos.…

Ano de grande colheita: As belas surpresas de…

Com o cenário de crise a ficar cada vez mais distante no espelho retrovisor, a indústria automóvel recupera para níveis semelhantes aos da primeira década deste novo milénio, havendo por isso muito novos veículos no…

Xeque-mate ao peão

Não sei bem quando comecei a associar o xadrez ao tabuleiro rodoviário. Acredito que tenha sido na infância, graças a um velho amigo meu, absolutamente genial nas lides deste jogo. Se bem me recordo, chegou…

O “retro jet” da TAP: um voo de…

Estará por dias a apresentação em Lisboa do primeiro retro jet da história da TAP, um Airbus A330-300 que vai sair dos hangares com as cores que os “Transportes Aéreos Portugueses” ostentavam entre 1954 e…

Boeing 737: 50 anos a despertar paixões

Ninguém se pode gabar de ser “passageiro frequente” sem ter alguma vez voado num Boeing 737. Na verdade, ninguém saberá verdadeiramente o que significa o “século da aviação comercial” sem conhecer esta aeronave. Transporta, ainda…

Venha de lá um ‘empurra’ do Japão!

Poucos meios de transporte há que sejam mais eficazes do que o metro nas grandes cidades: rápido, acessível, democrático e com uma malha subterrânea que não provoca quaisquer constrangimentos na superfície, o metropolitano – ou…

Carros e vinho: o segredo da prosperidade

Os carros e o vinho combinam bem. Se estiverem juntos, então, dão saúde e fazem crescer. Assim escrita, à bruta e sem rodeios, esta é uma frase candidata à chicotada moral da brigada dos costumes,…

Os anos 80 é que eram: o KITT…

O ser humano é nostálgico por natureza. Está no nosso subconsciente a obsessão de olhar para o passado com uns ‘óculos’ que nem sempre mostram a realidade como ela decorreu. Mas é também indesmentível que…

Ponto de fuga

Nos anos 80 tudo o que o jovem Eric Bana queria era ser mecânico. Com apenas 15 anos comprou um Ford XB Falcon Coupe de 1973 a um velho alcoólico. O homem foi mostrar a…

Quando o passado rende muito dinheiro

O único Ferrari que tive o privilégio de conduzir até hoje foi exactamente o meu favorito de sempre: um 456 GT. Para o melhor e para o pior, a experiência aconteceu numa pequena pista que…

António Variações tinha razão no estacionamento

No grande esquema da sociedade atual, um automóvel é provavelmente o segundo maior investimento financeiro que se faz ao longo da vida. O primeiro é, inevitavelmente, na habitação. A menos que se junte dinheiro para…

Sós, não perdemos o norte

Não é raro as pessoas perderem o norte quando estão sozinhas. Mas, numa viagem de automóvel, a lógica não é essa. Funciona até ao contrário. Se é daquelas pessoas que se perde sempre que vai…

Porque é que todos querem um SUV?

Os SUV são como esponjas. Absorvem cada vez mais mercado e secam os clientes das marcas que não tenham um na sua gama. São os carros da moda, veículos de estilo que confirmam aquela máxima…

Colecionar é viver

Sempre tive um certo fascínio por colecionadores. Alguma inveja, até. Como se estivessem um estádio acima do meu, gente munida “de um escudo protector contra a realidade e, sobretudo, contra o tédio, que tipos como eu…

2017: Odisseia na oficina

Lembro-me muito bem do dia em que me mostraram pela primeira vez um “computador de diagnóstico”, daqueles que hoje existem em quase todas as oficinas com um mínimo de condições. O responsável da marca, um…

Memória do Dakar africano: um delírio de hotel

O Dakar africano, puro e duro, fórmula mágica que deu fama e projeção à prova idealizada e concretizada por Thierry Sabine é hoje uma recordação. Em 2006, penúltimo ano em que a prova terminou nas…

Crónica para ser lida só por quem gosta…

Há um restaurante em Lisboa que, para além de servir dos melhores hambúrgueres que podemos encontrar neste mundo de Deus, ainda nos brinda com doses generosas de filmes italianos do pós-guerra em ecrã gigante. A…

A Vespa do meu pai

Sempre tive inveja de quem anda de moto, de quem anda de moto depressa, o vento, a velocidade, o perigo, o prazer, enfim. Imagino, apenas, não sei bem descrever como é porque nunca o fiz.…

Santa Engrácia era uma menina

A tolerância em relação às filas de trânsito mede-se em horas, dias, semanas e meses. Ou em anos. Com algum azar. Quem, como eu, viveu muitos anos em Santo António dos Cavaleiros (ou em Loures…

Um smartphone vale mais que um automóvel?

Confesso uma das minhas fraquezas de sempre: sou um viciado em gadgets. Talvez por isso, lembro-me muito bem do dia em que recebi o meu primeiro iPhone, um modelo 3G. Em 2008, era o único…

Need for Speed – Edição Las Vegas

Se andássemos à procura de uma boa metáfora para o incrível momento de mudança que atravessa a indústria automóvel ela poderia muito bem encontrar-se naquilo que se vai passar já nos primeiros dias de Janeiro:…

O futuro precisa de baterias

O meu ceticismo em relação aos automóveis elétricos tem vindo a diminuir. É normal. Como eu haverá mais uns quantos – milhares… Está longe de significar isto que acredite nas projeções que apontam no sentido…

Condutores autónomos no Porto

O Porto é a cidade portuguesa mais avançada tecnologicamente. Isto não passa, claro, de uma opinião e, ainda por cima, mal fundamentada face ao fraco conhecimento que tenho de outras realidades no resto do país…

A ilha

Um carro pode ser uma ilha, um pequeno pedaço de chapa rodeado de memórias por todos os lados. Quando era pequeno, e me zangava, fechava-me no carro dos meus pais. Também me fechava no quarto,…

Como o diesel passou de bestial a besta

Um dos meus maiores amigos disse-me, a propósito da crónica da passada semana, que tinha gostado daquela alusão a “Blade Runner”, mas que ela “denunciava a minha idade”. Só não o “desamigo” porque a vida…

O lugar do morto

Não me perguntem porquê, mas, para mim, o lugar dos cronistas é o do morto. Todos temos o nosso espaço dentro da composição do automóvel. E quem opina, por natureza, até pode ter uma vista…